O combate contra o mosquito Aedes aegypti se intensificou nos últimos meses em todo o Brasil. E o Programa Bolsa Família contra o vírus da Zika alerta as famílias de diversas maneiras. O vírus Zika é transmitido pelo mosquito que transmite a dengue e a chikungunya. O vírus Zika também está associado a casos de microcefalia em bebês.

Essa é uma preocupação ainda maior e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome juntamente com todos os outros órgãos do Governo Federal entraram na luta contra o mosquito.

bolsa-familia-contra-Zika

As gestantes do Bolsa Família

As gestantes nos últimos meses estão com maior atenção para evitar ter a Zika durante a gravidez. Por isso o pré-natal e um acompanhamento médico constante é fundamental para evitar o aumento nos casos.

As gestantes do Bolsa Família por exemplo, já passam pelo acompanhamento pré-natal e isso é uma exigência para que elas possam receber o benefício Variável Gestante. E para alertar mais ainda e vencer essa batalha, agora as gestantes do Bolsa Família que já fazem o acompanhamento pré-natal estão recebendo nos extratos bancários mensagens especiais sobre o uso de repelentes e de roupas que cubram braços e pernas.

O Governo brasileiro também cogita distribuir repelentes para grávidas do Bolsa Família, e a ação será feita pelo Ministério da Saúde com a parceria do MDS, porém ainda está em fase de planejamento e contato com os fornecedores.

Bolsa Família contra o Vírus da Zika

A mensagem também chega a todos os beneficiários do Bolsa Família e apresenta alguns cuidados para evitar o nascimento e a reprodução do mosquito Aedes aegypti. Algumas delas são: não deixar água parada em calhas, pneus, garrafas e plantas.

Essa mensagem chega a cerca de 14 milhões de famílias beneficiárias e é um grande canal para ajudar no combate ao mosquito. O Bolsa Família alerta sobre os cuidados com a Zika, mas devemos ser cientes que esse combate deve ser intenso e feito por todos os brasileiros, pois só assim venceremos essa batalha.

Dicas no Aplicativo Bolsa Família

O aplicativo do Bolsa Família como outro importante meio de comunicação com os beneficiários do programa apresenta informações sobre o combate à dengue, chikungunya e ao zika vírus. O aplicativo do Bolsa Família alerta sobre os cuidados com a Zika como parte da Campanha do Governo Federal chamada Zika Zero e é outra iniciativa para colocar o Bolsa Família contra o vírus da Zika.

Extrato-Bolsa-Família-contra-Zika

Extrato do Bolsa Família

Como sabemos, é importante sempre ficar de olho no extrato do Bolsa Família. Pois o extrato sempre apresenta informações importantes. Aqui eu falo mais sobre o Extrato do Bolsa Família. Então não esqueça, leia o extrato e fique atento na luta contra o mosquito.