Chegou carta para atualizar o cadastro? Muitas pessoas se perguntam porque recentemente receberam cartas do Governo Federal para atualizarem seus cadastros. Porém, muitas ficam se perguntando se precisam mesmo atualizar pelo fato de não receberem o benefício do Bolsa Família. Por isso, vamos nesse artigo explicar melhor essas cartas e o motivo pelo qual o Governo Federal está convocando sua família para atualizar o cadastro.

carta-para-atualizar

Chegou carta para atualizar mas não recebo Bolsa Família

A carta do MDS que é enviada pelo Governo Federal está chegando agora as famílias da Etapa 2 da Ação de Atualização Cadastral. A Etapa 2 se refere as famílias cadastradas que não são beneficiárias do PBF. Desde as últimas semanas de Novembro essa nova etapa começou e vai atingir várias famílias devido o processo de Averiguação Cadastral.

O Cadastro Único não é só Bolsa Família

Uma coisa que devemos deixar bem claro para todos é que o Cadastro Único não se refere apenas ao Bolsa Família. Muitas pessoas ainda chamam o Cadastro Único de Cadastro do Bolsa Família e é isso que gera diversas conclusões erradas a respeito do programa. O Cadastro Único possibilita a família o acesso até outros 18 programas que possuem diversas características. Quem faz o Cadastro Único necessariamente não tem direito a receber o Bolsa Família, porém se ela tiver dentro desses critérios que descrevemos nesse artigo, aí sim, ela pode ser contemplada com o benefício.

É importante atualizar o cadastro para ter outros benefícios

É importantíssimo que as famílias atualizem o Cadastro Único para usufruírem desses outros benefícios. Sem o cadastro atualizado a família e até mesmo os membros perdem benefícios como a tarifa social de energia elétrica, isenções em concurso público e até mesmo acesso a programas como Minha Casa Minha Vida. A atualização e a informação correta de renda faz com que a família tenha seu cadastro válido e assim pode ter os demais benefícios sociais que o Cadastro Único proporciona.

Leia a carta e atualize o seu cadastro

Então, caso você receba a carta para atualizar o seu cadastro, siga as informações corretas e procure a Gestão Municipal do Cadastro Único / Bolsa Família para atualizar o seu cadastro. As famílias da Etapa 2 têm até o dia 13 de Maio para atualizarem seu cadastro.