O Bolsa Família é um benefício do Governo Federal para famílias vulneráveis que estão dentro do perfil de pobreza ou extrema pobreza. As famílias para receber o Bolsa Família tem que fazer parte do Cadastro Único e cumprir as condicionalidades do programa. Para sacar o Bolsa Família as famílias beneficiárias devem seguir algumas regras que veremos ao longo desse artigo.

Saque de acordo com o último número do NIS

O Responsável Familiar e todos os demais membros da família possuem um número de identificação social chamado de NIS. E o último número do NIS do Responsável Familiar é que vai determinar de acordo com o calendário de pagamento o dia em que a família irá receber o benefício.

Vejam no exemplo abaixo:

calendario-bolsa-familia-2014

Com isso, a família deve seguir o calendário e ir no dia indicado de cada mês para receber o benefício. Mas ainda assim, não é em todo banco ou local de pagamentos que a família pode receber o benefício. Existem os locais indicados.

Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal é um banco do Governo Federal e o banco que faz o pagamento do Bolsa Família. Aliás, a Caixa é um grande parceiro do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e tem um papel muito importante relacionado ao Cadastro Único. Na Caixa, as famílias podem sacar o Bolsa Família de acordo com o dia determinado no calendário, como você verificou no exemplo acima. Na Caixa as famílias podem sacar o Bolsa Família até mesmo sem o cartão, que pode chegar posteriormente ao primeiro pagamento. Para isso, elas necessitam apenas apresentar os documentos de identificação e o número do NIS.

Lotéricas da Caixa

As lotéricas também são da Caixa e são outro meio por onde as famílias podem receber o benefício do Bolsa Família. Para sacar o Bolsa Família nas Lotéricas, o responsável familiar deve levar o cartão do Bolsa Família e algum documento para identificação.

É importante lembrar as famílias podem sacar o Bolsa Família em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou Lotéricas no Brasil. Não é preciso ela no momento estar no município de cadastramento.

Agora você pode sacar o Bolsa Família sem problemas, mas caso você tenha dúvidas sobre o valor do benefício, você pode acompanhar esse artigo e entender o quanto você recebe de Bolsa Família.