O Bolsa Família desde que surgiu se tornou o maior programa de transferência de renda do mundo. O programa já é reconhecido em vários países e alguns até buscam copiar o modelo. As famílias vulneráveis que recebem o benefício buscam satisfazer suas necessidades, entretanto, muitas não sabem como deve ser utilizado.

O Programa não determina a forma

Respondendo a essa dúvida de muitos beneficiários, o Programa Bolsa Família não direciona e nem restringe o uso do benefício. Não é definido como o benefício deve ser utilizado. Como ele deve ser gasto é uma decisão da família e que precisa ser bem tomada.

utilizacao-bolsa-familia

É um complemento de renda

Uma coisa importante no Bolsa Família é que ele é um benefício que funciona como complemento da renda. As famílias devem ter a consciência de que o Bolsa Família não é para toda vida e que elas devem procurar outros meios para sustentar a família. Assim, o programa deve ser utilizado para cumprir sua função de complementar a renda para suprir as necessidades da família.

Objetivo principal

O objetivo principal do programa é retirar as famílias da vulnerabilidade social. Isso acontece quando o gasto é voltado para suprir as necessidades das famílias de baixa renda e possibilitar que as crianças estudem, que toda a família se alimente e que elas tenham as necessidade básicas de higiene atendidas. O governo não determina, mas essa é uma forma que ele pode e deve ser utilizado.

O uso indevido do benefício deve ser denunciado

Como o benefício do Bolsa Família deve ser utilizado é uma escolha da família. Porém, é preciso deixar claro que o uso indevido do benefício pode ocasionar em denúncias e ser feita uma averiguação de como o benefício está sendo usado. Isso acontece porque o benefício deve ser utilizado de maneira correta e não para algo considerado ilícito ou que não condiz com o objetivo do programa.