Uma dúvida comum entre muitas pessoas é saber quem precisa atualizar o cadastro do Bolsa Família. O cadastro do Bolsa Família é na verdade o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e ele é usado em 18 programas sociais, dentre eles, o Bolsa Família.

E por isso, por questões de popularidade, o nome cadastro do Bolsa Família pegou juntamente com a frase “vou fazer meu Bolsa Família”. Embora o governo e quem trabalha na área tende mudar esses termos e informar que na verdade que o cadastro é o Cadastro Único e que ali está inserido o Bolsa Família, como também que as pessoas fazem o cadastro e dependendo do perfil e das exigências do programa elas têm direito ou não ao recebimento do Bolsa Família; a moda pegou.

atualizar-bolsa-familia

E como qualquer cadastro, o cadastro do Bolsa Família como é mais conhecido ou Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal precisa ser atualizado dentro dos prazos, como podemos ver nesse artigo que escrevi:

E cada família precisa atualizar de acordo com o prazo que lhe é dado ou caso exista a necessidade imediata de uma atualização. Vamos entender quem precisa atualizar o cadastro do Bolsa Família.

Famílias que receberam uma mensagem no extrato de pagamento

  • Seu benefício foi cancelado

As famílias que tiveram o benefício cancelado recebem uma mensagem no extrato de pagamento com a informação sobre o cancelamento e o motivo como também as medidas a serem tomadas. Esses cancelamentos podem ocorrer por motivos diferentes como Renda per capita maior que a permitida pelo programa ou Falta de atualização cadastral, além de outros motivos existentes.

A família nesses casos precisa procura o setor do Bolsa Família no município para atualizar o cadastro do Bolsa Família. As outras orientações são dadas pela gestão do Bolsa Família no município.

Família fora da regra para receber o benefício

Nesse caso a mensagem no extrato de pagamento mostra a data da última atualização e informações que a família esta fora da regra para recebimento do benefício. Ela deve se dirigir ao setor do Bolsa Família no município e buscar orientações.

Atualizar cadastro do Bolsa Família a cada no máximo 2 anos

O cadastro do Bolsa Família, o Cadastro Único, precisa ser atualizado a cada no máximo 2 anos. Então a família por mais que não tenha tido mudanças significativas nesse tempo, precisa atualizar o cadastro dentro do prazo máximo de 2 anos para ter as informações sempre atualizadas e refletindo a realidade familiar.

Saiba também o que é preciso para atualizar o cadastro do Bolsa Família.