Abono Natalino não é Décimo Terceiro do Bolsa Família

O Bolsa Família é pago mensalmente as família em vulnerabilidade socioeconômica. Entretanto, mesmo sendo pago durante os doze meses do ano, não existe décimo terceiro do Bolsa Família. Na verdade, em alguns lugares é pago o chamado “Abono Natalino”. E essa ainda é uma das maiores dúvidas dos beneficiários que acreditam em boatos que circulam diariamente. Nesse artigo explicamos o porque o Bolsa Família não tem décimo terceiro.

Abono Natalino não é Décimo Terceiro do Bolsa Família

O Abono Natalino é um valor pago a algumas famílias beneficiárias do programa. E muitas vezes esse abono é confundido com o décimo terceiro mesmo existindo uma diferença enorme entre os dois. O abono geralmente é um valor complementar e em alguns casos até menor que uma variável do PBF. Já o décimo terceiro é o valor de um salário mínimo e não vale para benefícios sociais, conforme podemos ver aqui.

Mas o Abono Natalino não é pago pelo governo federal, e sim por alguns governos estaduais que resolvem complementar a renda do beneficiário no final do ano. Esse Abono Natalino será pago, por exemplo, no Estado da Paraíba, e nesse ano será depositado diretamente na Caixa Econômica Federal. Assim, o beneficiário ao ir retirar o benefício do Bolsa Família poderá receber também o Abono Natalino 2018.

Por qual motivo só alguns estados pagam o Abono Natalino?

Por ser um benefício complementar e não vinculado ao governo federal, o Abono Natalino é pago apenas por alguns municípios e estados que tem o objetivo de contribuir para amenizar os efeitos da vulnerabilidade socioeconômica e consequentemente gerar uma circulação de dinheiro no fim do ano, impulsionando o comércio. Nenhum estado é obrigado a pagar e por isso cada um lança os critérios para beneficiar as famílias.

Pagamento de Dezembro do Bolsa Família é mais cedo

O calendário de pagamentos do Bolsa Família serve durante todo o ano e orienta os beneficiários a receber o Bolsa Família conforme o final do NIS. Os pagamentos ocorrem sempre no final do mês, conforme calendário. Entretanto, em Dezembro o calendário de pagamentos do Bolsa Família inicia mais cedo. A partir do dia 10 de Dezembro as famílias com final do NIS 1, já poderão sacar o benefício.

O calendário de pagamentos em Dezembro segue até o dia 21 de Dezembro. Nos estados onde o Abono Natalino é pago, a tendência é que o Abono Natalino seja pago igualmente com o benefício do Bolsa Família em Dezembro. Esse é o caso do estado da Paraíba, onde as famílias receberam o Abono Natalino pela Caixa Econômica e seguindo mesmo calendário do Bolsa Família.


Abono Natalino não é Décimo Terceiro do Bolsa Família
5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário