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Bloqueio do Bolsa Família: o que fazer?

O Bloqueio do Bolsa Família pode acontecer por diversos fatores, dentre eles, a falta de atualização do cadastro. O Cadastro Único precisa ser atualizado a cada no máximo 2 anos. E qualquer alteração na família precisa ser comunicada para que o cadastro contenha as informações corretas e atualizadas. Famílias que passam mais de 2 anos sem atualizar entram dentro do processo de Revisão Cadastral e tem um prazo estipulado pelo governo para atualizarem evitando bloqueios e outras alterações no benefício.

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Bloqueio do Bolsa Família por descumprimento de condicionalidades

Se a família descumprir as condicionalidades do programa também poderá ter o Bloqueio do Bolsa Família. O bloqueio do benefício acontece porque a família deixou de cumprir as condicionalidades de saúde e educação que são exigências para quem recebe o benefício.

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O que fazer quando acontece o Bloqueio do Bolsa Família?

As famílias que tiverem o Bloqueio do Bolsa Família devem ficar atentas para procurarem resolver o mais rápido possível. O Responsável Familiar deve procurar a sede do Programa Bolsa Família e se informar com a gestão municipal qual foi o motivo do bloqueio. Outra forma também é a família ligar para a Central de Atendimento do MDS (0800 707 2003).

O motivo do Bloqueio do Bolsa Família é determinante para a família saber qual orientação deve seguir. Bloqueios por falta de atualização na maioria das vezes podem ser resolvidos de maneira mais simples com uma atualização do cadastro. Entretanto em alguns casos o bloqueio aconteceu por falta de atualização com informação de mudanças na renda ou composição familiar. Em alguns casos a família não tinha mais direito a receber o benefício porém ficou sem atualizar para evitar que a informação fosse detectada.

Após o Desbloqueio do Bolsa Família é possível receber as parcelas atrasadas?

A família poderá receber parcelas atrasadas caso regularize o cadastro dentro do prazo estipulado pelo MDS. Parcelas bloqueadas por motivo de descumprimento de condicionalidades são recebidas no outro pagamento. Nos casos de bloqueio por falta de atualização ou devido processoes de Revisão e Averiguação Cadastral, a família será orientada pela gestão municipal do Bolsa Família sobre o prazo para recebimento.

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