Para quem recebe o benefício do Programa Bolsa Família, agora a partir de março surge uma nova opção na hora de receber o benefício, Bolsa Família na Poupança. A Poupança Caixa Fácil é a mais nova opção. o valor do benefício agora pode ser creditado na poupança. O cartão Poupança Caixa Fácil também pode ser utilizado como cartão de débito para compras, saques e consultas de saldos e extratos bancários.

Quer saber como receber o seu benefício do Bolsa Família na Poupança? Leia o artigo que iremos lhe explicar

Sou obrigado a receber meu Bolsa Família na Poupança?

Primeiramente, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) juntamente com a Caixa Econômica Federal, parceira nessa iniciativa, informa que não é obrigatória a abertura da conta, isso é uma ação voluntária. Caso a Responsável Familiar não deseje abrir a conta poupança, ainda assim, ela poderá receber normalmente o benefício com o Cartão do Bolsa Família conforme o calendário de pagamentos.

Quais as vantagens de receber o Bolsa Família na Poupança?

  • Fazer retiradas parciais do benefício do PBF — dois saques por mês são gratuitos;
  • Tirar, gratuitamente, até dois extratos por mês, o que melhora o controle sobre os valores movimentados na conta. Os extratos da poupança podem ser emitidos nos caixas eletrônicos da CAIXA, em lotéricas ou em comércios com a marca CAIXA Aqui;
  • Fazer compras utilizando a função débito do cartão, em qualquer comércio que aceita a bandeira ELO;
  • Deixar, se quiserem, parte do dinheiro rendendo no banco, com mais segurança e tranquilidade.

Outra vantagem é que a Poupança Caixa Fácil não tem cobrança de taxas de manutenção e nem libera limite de cheque especial, evitando problemas de endividamento. Receber o Bolsa Família na Poupança é uma nova possibilidade que gera mais segurança e tranquilidade, principalmente com o uso do cartão de débito para compras e evitando o manuseio de dinheiro e possíveis assaltos em saidinhas de banco. O planejamento é outro ponto importante, já que as famílias podem planejar seus gastos.

Como abrir a Poupança Caixa Fácil?

A abertura da conta Poupança Caixa Fácil pode ser feita nas lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal. O Responsável Familiar que tiver interesse em abrir a conta, precisa apenas se dirigir as agências ou lotéricas com o CPF e RG, não sendo obrigatório o Comprovante de Residência. Qualquer eventual problema na abertura da conta deve ser denunciado junto a ouvidoria da Caixa (0800 725 7474) ou ao MDS (0800 707 2003) – opção 5.

Quando chega o cartão Poupança Caixa Fácil?

O cartão deve chegar em até 10 dias úteis após a abertura da conta. O próximo pagamento já deve ser creditado na conta poupança.

Receber o Bolsa Família na Poupança

Recapitulando, como foi dito ao longo do texto, receber o benefício o Bolsa Família na Poupança é uma nova opção para um maior segurança e controle dos gastos. Abrir a Conta Poupança Caixa Fácil é ação voluntária. As famílias que abrirem a conta ou já tiverem usando ela, poderão fazer compras com o cartão de débito nos estabelecimentos que aceitam a bandeira ELO.

Participe da conversa

23 Comentários

  1. Gostei muito, mas quem já tem uma conta na caixa não dá pra receber o bolsa família automaticamente na conta sem ter que abrir outra?

    1. Olá Eliane,

      não é obrigatório abrir a conta poupança para receber o Bolsa Família. Você pode continuar recebendo normalmente com o seu cartão do Bolsa Família.

    2. Quem ja tem conta na caixa nao.da para recebe o bolsa família. automaticamente na conta sem ter que abrir outra

  2. BOM DIA!!!!!!

    EU TENHO UMA POUPANÇA DA CAIXA ECONÔMICA SERVE PARA RECEBER O BOLSA FAMÍLIA???
    OU TENHO QUE FAZER O CARTÃO POUPANÇA FÁCIL?????????????????????

  3. como deixar render se recebemos tão pouco!
    não tem como poupar , a não ser que aumentem o valor bolsa familia !!!!.

    1. Olá Elisabete,

      essa é uma opção que a poupança apresenta, entretanto é escolha do beneficiário poupar (guardar) ou utilizar. Como também fica a critério dela sacar ou usar o cartão de débito.

    1. Olá Luciana,

      o cadastro não é removido, talvez você queira dizer que fez o cadastro. Você de ligar para o MDS (0800 707 2003) para saber como está o seu cadastro e se você já foi contemplada com o benefício.

  4. se outra pessoa quiser deposita dinheiro pra mim ela pode deposita nessa conta ou só serve pro dinheiro do bolsa familia mesmo.

  5. Boa noite, eu quero abri essa conta pro benefício do bolsa família, só tenho uma dúvida, posso usar essa conta e depositar outros valores , ou é somente para o benefício ..agradeço desde já pelas informações.

  6. Gostaria de saber a resposta de Samara Fernando Félix . Que essa conta serve pra coloca outro dinheiro que ñ seja bolsa família.

  7. Fiz minha conta mas i dinheiro do bolsa familia nao caiu na conta poupança fácil o como faco alguem me explica

  8. Bom dia, gostaria de saber qual é a resposta para a pergunta que a Samara fez, estou com essa mesma dúvida, eu preciso urgentemente de uma resposta, pois ja fui na caixa mais aquele pessoal que trabalha lá não sabe explicar nada, nem atenção direito pra gente eles dão, então por favor nos dê uma resposta urgentemente, desde já agradeço!

  9. Oi não quero que seja depositado na poupança. Como faço pra cancelar esta forma de pagamento. Deixando apenas para o cartao bolsa familia

Deixe um comentário

Comentários