Quem recebe Bolsa Família pode ter PIS?

Certamente muitos beneficiários se perguntam se podem ter direito também a cota do PIS/PASEP. Nesse artigo iremos esclarecer se quem recebe Bolsa Família pode ter PIS.

Beneficiário do Bolsa Família pode ter PIS liberado?

O fato do beneficiário receber o Bolsa Família não significa que ela não possa ter direito a cota do PIS/PASEP. Quem recebe Bolsa Família também em alguns casos poderá ter PIS caso tenha trabalhado por pelo menos 30 dias em 2018, com remuneração média de até dois salários mínimos. Além disso, é necessário que o trabalhador esteja inscrito no PIS/PASEP há no mínimo 5 anos. Outro fato é que o empregador precisa ter informado também corretamente os dados do trabalhador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Caso o beneficiário do Bolsa Família tenha tido vínculo de trabalho é importante que ele tenha informado junto ao Cadastro Único. Como resultado o vínculo necessariamente não impossibilita ele continuar recebendo Bolsa Família, depende da renda per capita e da composição familiar no cadastro.

NIS é igual a PIS?

Na prática devem ser o mesmo número. Porém, o PIS é uma inscrição que possui vínculo empregatício e o NIS é o Número de Identificação Social que é gerado pela base de dados CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e é obtido a partir do momento que a família realiza a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Com o NIS é possível ter acesso a mais de 20 Programas do Governo Federal

Posso sacar meu PIS pelo cartão do Bolsa Família?

Sim! Logo, o Cartão do Bolsa Família nesse caso funciona como um substituto do Cartão Cidadão. O Cartão Cidadão é exclusivo para recebimento de benefícios sociais como seguro-desemprego, PIS/PASEP, seguro safra. Assim, o beneficiário poderá ter PIS liberado e sacar com o próprio cartão do Bolsa Família.

Como consultar o saldo do PIS/PASEP?

Primeiro de tudo, existem diversas formas de consultar o benefício. Tanto pela internet como em consulta direta junto a Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil. Pela internet a consulta pode ser feita direto no site da Caixa, no site do Banco do Brasil para PASEP ou pelo Aplicativo Oficial do PIS/PASEP.

Entretanto, é importante que para consulta o beneficiário tenha seu NIS/PIS para realizar a pesquisa. Provavelmente se o beneficiário atender os requisitos consequentemente terá seu benefício disponível.

Deixe um comentário