Bolsa Família terá mudanças com novo ministro

Segundo informações do governo federal, o Bolsa Família terá mudanças agora em 2020. Desde o ano passado o Governo já cogitava algumas mudanças no programa, inclusive no próprio nome. Entretanto, nada foi concretizado devido as mudanças exigirem aprovações no Congresso. Além disso, Bolsonaro se preocupava em 2019 com o pagamento do Décimo Terceiro do Bolsa, já que teria sido uma promessa de campanha.

Onyx Lorenzoni assume Ministério da Cidadania

Antes do período de Carnaval o governo fez uma mudança de ministros. Onyx que era Ministro da Casa Civil passou a assumir agora o Ministério da Cidadania, no lugar de Osmar Terra. E Osmar que era ministro da Cidadania agora assume a Casa Civil. Essa mudança foi uma estratégia devido alguns problemas internos principalmente no tocante ao cargo de Onyx Lorenzoni que vinha tendo problemas de articulação.

Com a mudança, Onyx assume o Bolsa Família e uma pasta que desde o último ano passa por dificuldades em aprovar um aumento do orçamento. Isso atualmente é o problema mais sério do Ministério da Cidadania, visto que o seu principal programa, o Bolsa Família, sofre com dificuldades para fechar as folhas de pagamento e desde de Maio enfrenta uma redução drástica no número de novas concessões. Segundo dados obtidos pela Lei da Transparência, a fila do Bolsa Família já chega a milhares de pessoas. Só em Janeiro, a fila já era de mais de 1 milhão de pessoas esperando ter o benefício liberado.

Bolsa Família terá mudanças realizada pelo Novo Ministro

O novo ministro chega também com o intuito de colocar em prática as mudanças já pensadas pelo governo Bolsonaro. A ideia é mudar o programa alterando desde alguns critérios para recebimento até mesmo os valores. O Bolsa Família também poderá mudar de nome. A ideia inicial era trocar o nome para “Renda Brasil” com o objetivo de demonstrar o foco que o programa ganharia, geração de renda.

Ninguém voltou a receber Bolsa Família no último semestre de 2019

Valor do Bolsa Família poderá aumentar

O Valor do Bolsa Família poderá aumentar a partir dessas mudanças. Ainda assim, nada é concreto porque o governo não criou nenhum documento nem aprovou nada para que a mudança seja realizada. Onyx recentemente deu uma entrevista e deixou claro que as portas de saída do programa serão aperfeiçoadas “Vamos fazer do Bolsa Família um sistema e uma importante ferramenta de construção de cidadania, mas vai ter larga porta de entrada e mais larga porta de saída.”

Fernando Felix
Bolsa Família

Comentários