Muitas pessoas questionam se é possível fazer o Cadastro do Bolsa Família Online. Aqui vamos te explicar tudo sobre essa dúvida.

Essa dúvida é rotineira e até hoje gera dúvidas entre os beneficiários. O avanço das ferramentas disponíveis na internet fez com que a maior parte das coisas hoje em dia fosse informatizada. Qualquer cadastro hoje em dia é possível ser feito online. Entretanto, existem ainda algumas coisas que continuam seguindo o padrão tradicional.

Aquele velho cadastro físico feito a mão é comum ainda em alguns órgãos públicos. Isso não significa que o local não seja informatizado. No Brasil muitas coisas ainda seguem um ritmo burocrático que visa garantir maior segurança para o cidadão.

Cadastro do Bolsa Família Online

O Cadastro do Bolsa Família como muitos adoram chamar não é necessário esse o nome. O Bolsa Família é apenas um dos inúmeros programas que as famílias podem ter acesso ao realizar o Cadastro Único para Programas Socais do Governo Federal.

O Cadastro Único é o cadastro que fará com que os dados da família que quer receber o Bolsa chegue até o Governo Federal. É a partir desse cadastro que o Governo irá analisar qual a família apta ou não a receber o benefício.

Para realizar o Cadastro Único é preciso seguir algumas regras, entretanto a entrevista é rápida e feita nas sedes do CRAS, da Assistência Social ou do próprio Departamento ou Setor do Cadastro Único no seu município.

É nesse ambiente que o Responsável Familiar (RF) faz a entrevista do Cadastro Único.

Cadastro do Bolsa Família Online

Cadastro é realizado presencialmente

Até o momento não existe a opção do Cadastro Único que muitos fazem para tentar obter o Bolsa Família se feito de forma online.

O Cadastro Único é realizado presencialmente no Cras ou na própria sede do Cadastro Único e Programa Bolsa Família. A depender da Prefeitura o local do Cadastro Único poderá ficar em locais diferentes de cidade para cidade. Ainda assim, cada cidade possui a sede do Cadastro Único.

Não existe Cadastro do Bolsa Família Online

Embora muitos links sejam divulgados diariamente. Não existe e nunca existiu um Cadastro do Bolsa Família Online. O cadastro sempre foi realizado de forma presencial e por profissionais habilitados. Além do mais, o cidadão realiza logo a entrevista do Cadastro Único e caso a família tenha perfil fica aguardando a análise e concessão do benefício do Bolsa Família por parte do Governo Federal.

Por isso, muito cuidado com links falsos que circulam no whatsapp e na internet solicitando seus dados para realizar um suposto Cadastro do Bolsa Família. O objetivo desses links é somente capturar seus dados e informações sigilosas para bandidos que querem aplicar golpes na internet.

Como realizar o Cadastro do Bolsa Família?

Para qualquer cidadão ter acesso ao Bolsa Família, caso tenha o perfil socioeconômico, é importante primeiro ele seguir as etapas de cadastro para uma possível seleção e análise do seu perfil.

Primeiramente precisamos entender que não existe o Cadastro do Bolsa Família Online, segundo, o Responsável Familiar (RF), que é a pessoa responsável pela família naquele núcleo domiciliar, deve procurar a Prefeitura Municipal da sua cidade e solicitar a realização do Cadastro Único.

Após realizar a primeira entrevista do Cadastro Único, a família terá seus dados informados e repassados diretamente para o Governo Federal. Em breve, o Ministério da Cidadania irá analisar o perfil social e econômico da família verificando se ela está apta a ser contemplada com o benefício do Bolsa Família.

Logo após essa avaliação, a família aguarda até ser contemplada pelo Bolsa Família. Não existe um prazo certo para a família entrar no Programa Bolsa Família. Pode variar muito e uma família pode começar a receber o benefício em apenas 3 meses enquanto outra pode durar um ano ou até dois anos.

Atualização Cadastral continua sendo de forma presencial

Mesmo depois do primeiro cadastro, as próximas entrevistas e atualizações cadastrais continuam sendo de forma presencial. Não existe a opção de Cadastro do Bolsa Família Online.

Assim, o Responsável Familiar precisa ficar atento onde fornece os dados da sua família. Qualquer informação relacionada ao Bolsa Família e Cadastro Único deve ser preenchida e informada na sede do Programa Bolsa Família do seu município.

A opção online só está disponível para consulta do NIS e das informações do Cadastro Único e não para realização do Cadastro.

Leia Mais

Deixe um comentário

Comentários