Cancelamento do Bolsa Família: o que fazer?

Um dos grandes receios da família é ter o cancelamento do Bolsa Família. O benefício do Bolsa Família pode ser cancelado por diversos fatores. Mas todos estão diretamente ligados a falta de informações atualizadas. Se você já teve seu benefício cancelado ou tem medo que isso aconteça, é bom ficar atento a esse artigo. Aqui vamos entender os motivos que podem fazer o benefício do Bolsa Família ser cancelado.

Falta de Atualização

O primeiro fator é justamente o que mais causa problemas no benefício, seja para efeito de bloqueio ou cancelamento do Bolsa Família. A família que deixa de atualizar o Cadastro Único enfrenta problemas com o benefício. O cadastro é interligado diretamente com o sistema de benefício, logo, toda informação repercute posteriormente. Se a família deixou de atualizar o cadastro e não informou a nova renda da família, o número de membros da família ou até mesmo a falta das crianças na escola, o benefício pode ser cancelado. E isso acontece porque o cadastro precisa ser atualizado a cada no máximo dois anos ou sempre que tiver uma mudança importante na família. Essa mudança pode ser referente a renda, composição familiar, mudança de endereço ou informações relacionadas a condicionalidades.

O que acontece se a família não atualizar o cadastro?

Omissão ou subdeclaração de renda

A falta de informação de renda também pode afetar o benefício. Seja a omissão de uma renda ou subdeclaração afeta diretamente a veracidade das informações contidas no Cadastro Único.

A renda é um dos principais critérios para recebimento do Bolsa Família. Além disso, mesmo a família não recebendo o Bolsa Família, o governo pode convocá-la a atualizar o cadastro com a informação de renda remuneração correta.

Descumprimento de condicionalidades

As famílias ao participarem do Programa Bolsa Família precisam cumprir as condicionalidades do programa. As condicionalidades de saúde e educação são exigências do programa.

A família que estiver em situação de descumprimento terá efeitos sobre seu benefício. Conforme as regras do programa, o descumprimento de condicionalidades gera bloqueios, cancelamentos e suspensões do benefício.

Cancelamento do Bolsa Família, o que fazer?

Mas e após ter o cancelamento do Bolsa Família por um desses motivos, o que a família deve fazer? É simples, o Responsável Familiar (RF) precisa ir até a sede do programa Bolsa Família no seu município e atualizar o Cadastro Único. As informações atualizadas ajudam o sistema identificar se a família está apta ou não para voltar a receber o Bolsa Família.

Rate this post

Deixe um comentário