Muitas pessoas procuram diariamente como fazer o Cadastro do Bolsa Família. Embora exista muita informação  hoje na internet, poucos sabem como realmente as coisas funcionam e é necessário compreender antes de sair repassando seus dados pessoais e caindo em golpes pela internet.

Então se sua dúvida é sobre como fazer o Cadastro do Bolsa Família, fique nesse artigo que iremos mostrar como é possível.

Fazer Cadastro do Bolsa Família

Primeiro precisamos entender que na verdade o nome não é Cadastro do Bolsa Família. O nome certo é Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.  É realizando o Cadastro Único que a família poderá ter acesso a diversos benefícios do Governo Federal, inclusive o Bolsa Família, caso a família esteja dentro do perfil.Como Fazer Cadastro do Bolsa Família

O termo Cadastro do Bolsa Família é uma expressão que virou costume, visto que a maior parte das pessoas que realizam a entrevista do Cadastro Único tem o objetivo de receber o Bolsa Família. Com isso, o nome pegou e dizer que vai Atualizar o Cadastro do Bolsa Família, Fazer o Cadastro do Bolsa Família, Renovar o Bolsa Família, tornou-se normal. Entretanto, as regras iniciais a serem seguidas para esse cadastro são as regras do Cadastro Único.

 

E quem pode Fazer o Cadastro do Bolsa Família? (Cadastro Único)

Bom, isso é fácil. O Cadastro Único é voltado para as famílias de baixa renda. Com isso, os critérios do Governo Federal estabelecem que família de baixa renda é aquela que cumpra uma das duas exigências:

  • Que ganham até meio salário mínimo por pessoa
  • Que ganham até 3 salário mínimos de renda mensal total

As pessoas que ficam acima desse perfil de renda podem fazer o Cadastro Único desde que para um programa social específico.

Fazendo o Cadastro Único já tenho direito ao Bolsa Família?

Na verdade não! E por isso chamar o Cadastro Único de Cadastro do Bolsa Família gera essa confusão. Se utilizarmos o termo Fazer Cadastro do Bolsa Família, todo mundo que faz a entrevista do Cadastro Único vai compreender que ao realizar o Cadastro já teria direito automaticamente ao Benefício do Bolsa Família.

Fazer o “Cadastro do Bolsa Família” não garante a entrada do cidadão no Programa. Como também, o governo é bem claro que até mesmo as pessoas que realizam o Cadastro Único e tem perfil para recebimento do  Bolsa Família, podem não serem contempladas pelo programa.

Quais os benefícios que tenho direito com o Cadastro Único?

E quais os critérios para receber o Bolsa Família?

Realizando a Entrevista do Cadastro Único e tendo perfil para recebimento do Bolsa Família, posteriormente a família deve ser contemplada.  Mas para não criar esperanças, vamos entender quais os critérios para receber o benefício.

Família com perfil de pobreza ou extrema pobreza

O principal critério para a família receber o benefício do Bolsa Família é que ele esteja dentro do critério de família com perfil de pobreza ou extrema pobreza. Essa é linha determina que famílias se encontram em vulnerabilidade social.

Os perfis foram determinados pelo Governo Federal através do conceito de miserável determinado pelo Banco Mundial. E no perfil determinado, as famílias com renda per capita de até R$ 178,00 se encaixam no perfil de família em situação de pobreza. Já as famílias com renda per capita de até R$ 89,00 se encaixam no perfil de família em situação de extrema pobreza.

Cumprimento de Condicionalidades

A família também precisa seguir algumas “regras”. Para receber o benefício além de ter uma renda dentro do perfil de pobreza ou extrema pobreza, é necessário cumprir as condicionalidades do programa. Existem condicionalidades de saúde e educação que precisam ser seguidas para a família não ter penalidade no benefício.

Onde Fazer o Cadastro do Bolsa Família?

Entendo o conceito do Cadastro Único, agora é possível saber onde fazer o cadastro e como ter acesso ao benefício do Bolsa. Nesse caso, o cidadão deve procurar a Gestão Municipal do Bolsa Família do seu município que na maioria das vezes fica dentro da Secretaria de Assistência Social, dentro do CRAS ou em sede própria.

Nesse local, qualquer cidadão pode marcar a entrevista para fazer o seu Cadastro Único e caso venha a ter perfil, receber futuramente o benefício do Bolsa Família.

Leia Mais

Deixe um comentário

Comentários