Muitos beneficiários não sabem mas é pssível ter acesso a outros benefícios do Cadastro Único. Hoje em dia são mais de 20 benefícios e programas que as famílias de baixa renda podem ter direito.

Cadastro Único não é apenas para Bolsa Família

Muitos desconhecem o que é o Cadastro Único. E a maior parte daqueles que conhecem acha que o Cadastro Único é apenas para Bolsa Família. Alguns até chamam de Cadastro do Bolsa Família. Entretanto o Cadastro Único não se resume apenas ao Bolsa Família, mas possibilita a família ter acesso a inúmeros programas sociais.

Utilize o seu NIS para ter acesso aos benefícios

A realizar a entrevista do Cadastro Único, cada membro da família terá um NIS (Número de Identificação Social). Com esse número, cada membro da família pode ter direito a alguns benefícios ou o acesso a programas sociais desde que esteja dentro do perfil e dos critérios de cada benefício solicitado.

O NIS é o número que será solicitado. Por isso, é fundamental ter o cadastro em dia e o número do NIS em mãos para qualquer solicitação. Caso algum membro da família não tenha o NIS, pode solicitar esse número na sede do Bolsa Família e Cadastro Único do seu município ou pode consultar através do aplicativo MeuCadÚnico.

Não conhece o aplicativo? Saiba Mais como funciona!

Critérios que definem o acesso a programas sociais

As famílias de baixa renda precisam está de acordo com os critérios de cada programa social. Cada tipo de programa ou benefício têm seus critérios para que uma pessoa tenha acesso. A ID Jovem (Identidade Jovem), por exemplo, só é voltado para jovens de baixa renda na faixa etária de 15 a 29 anos. Fora desse perfil, o membro da família mesmo que tenha NIS não pode solicitar a Id Jovem. Outros programas também têm suas regras, a exemplo do Minha Casa Minha Vida.

Dessa forma, a família precisa apenas está com o cadastro atualizado e ter o perfil para ter direito a outros benefícios do Cadastro Único.

Quer saber mais quais benefícios é possível ter acesso com o Cadastro Único?

Deixe um comentário

Comentários