Consultar o FGTS pelo NIS

O Governo Federal anda estudando a possibilidade de liberar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). E para quem não sabe é possível consultar FGTS pelo NIS.

O Governo irá liberar até 35% dos recursos das contas ativas do FGTS. Para isso, O Ministro da Economia Paulo Guedes vem anunciando que estão sendo feitos estudos e que ainda irá anunciar as regras e os detalhes para quem poderá sacar. É estimado que seja liberado cerca de R$ 42 bilhões aos trabalhadores.

Como consultar o FGTS pelo NIS

É possível consultar o FTGS pelo NIS de maneira muito simples. O cidadão deve acessar o site da Caixa e informar o NIS (PIS/PASEP) para que seja feita a consulta.

O NIS pode ser encontrado na Carteira de Trabalho ou no Cartão Cidadão. Para quem não sabe, o NIS também é fornecido através do Cadastro Único, entretanto o NIS é gerado na base de dados do CNIS (Cadastro Nacional de Identificação Social), o qual reúne os dados de benefícios sociais como Bolsa Família, BPC e outros.

O NIS (Número de Identificação Social) e o PIS (Programa de Integração Social) devem ser o mesmo número, a Caixa trabalha para que esses números sejam iguais e fique ate mais fácil na hora de consultar benefícios como esse do FGTS.

Já tenho meu NIS e quero consultar o saldo do FGTS

Se você quer consultar o FGTS pelo NIS e já tem essa numeração em mãos, fica muito mais fácil. Agora existem duas possibilidades via internet: consultar o FGTS pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo Aplicativo Oficial do FGTS.

O site e o aplicativo exigem apenas o número do NIS (PIS/PASEP) e a senha internet. Caso o cidadão não tenha a senha internet ele poderá criá-la no exato momento fazendo um cadastro simples e rápido.

O cidadão também pode consultar o benefício do FGTS pessoalmente nas agências da Caixa Econômica Federal. Para isso é preciso levar o cartão cidadão e ter a senha.

Beneficiários do Bolsa Família podem receber FGTS?

Sim! Qualquer beneficiário pode receber FGTS caso tenha saldo em uma conta ativa. O beneficiário do Bolsa Família pode já ter trabalhado de carteira assinada e com isso ter saldo de FGTS disponível em conta. O dinheiro do FGTS é sacado nas agências da Caixa.

Deixe um comentário