O que acontece se demorar para atualizar o cadastro?

O Cadastro Único precisa ser atualizado a cada no máximo dois anos. Mas o que acontece se demorar para atualizar o cadastro? É isso que iremos explicar para muitos que ainda possuem dúvidas a respeito da importância de atualizar o Cadastro Único. E caso você ainda não tenha, saiba aqui como fazer o Cadastro Único.

Demorar para atualizar o cadastro gera problemas

O fato de o Responsável Familiar demorar para atualizar o cadastro pode provocar diversos efeitos sobre o cadastro e também no benefício da família. Por isso é fundamental que a família sempre atualize o cadastro para não ter problemas maiores. A atualização precisa ser feita a cada no máximo dois anos. No entanto, após qualquer mudança relevante na composição familiar, no perfil de renda ou até mesmo na mudança de domicilio da família é preciso atualizar o cadastro.

Quais os problemas que a família pode enfrentar se não atualizar o cadastro?

São diversos os problemas que a família enfrenta quando não atualiza o Cadastro Único. Dentre eles, a família deixa de ter acesso aos programas e benefícios sociais do Governo Federal.

Atualmente, o Cadastro Único dá acesso a cerca de mais de vinte programas e benefícios sociais.

Vejam quais são os programas e benefícios sociais que o Cadastro Único dá acesso

Deixar de atualizar o cadastro é perder o acesso a esses benefícios. Quando o Cadastro Único está desatualizado os membros da família mesmo possuindo o NIS podem ter seu direito negado. Pois os programas exigem que os dados estejam atualizados conforme as exigências do Cadastro Único.

Demorar para atualizar o cadastro bloqueia benefício

O tempo que a família passa para atualizar o cadastro influencia no benefício. A família que recebe o benefício do Bolsa Família e está com o cadastro desatualizado pode ter seu benefício bloqueado até atualizar as informações.

Esse procedimento é feito pelo Governo Federal para que os dados contidos no cadastro estejam de acordo com a realidade socioeconômica da família. Por exemplo, uma família com cadastro desatualizado a mais de 2 anos já pode entrar na chamada Revisão Cadastral, entretanto, o governo vem excluindo o cadastro de famílias que não atendem a convocação para atualização cadastral. Geralmente essas famílias estão em procedimento de averiguação/fiscalização e por não renovarem os seus cadastros acabam sendo punidas.

O que acontece se demorar para atualizar o cadastro?
5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário