Documentos para a entrevista do Cadastro Único

Mutias pessoas se perguntam quais os documentos para a entrevista e inscrição no Cadastro Único. Embora muitas pessoas tenham o Cadastro Único, milhares ainda não sabem o que é preciso para a inscrição no cadastro ou a atualização dos dados. Para responder a essa questão, criamos esse artigo para explicar a todos quais os documentos necessários para conseguir realizar o Cadastro Único.

Documentos para a entrevista do Cadastro Único

A apresentação dos documentos é de extrema importância para que o Governo Federal tenha acesso as informações da família. Para realização do Cadastro Único é preciso a apresentação dos documentos exigidos para o cadastramento. Veja abaixo quais os documentos para a entrevista do Cadastro Único e quais devem ser levados pelo Responsável Familiar (RF) até a sede do Cadastro Único:

  • Quais documentos apresentar na entrevista?

O Responsável pela Unidade Familiar (RF) deve levar seu CPF (preferencialmente) ou Título de Eleitor. O RF é a pessoa da família, com pelo menos 16 anos, que será responsável por fazer a entrevista para incluir ou atualizar as informações do Cadastro Único.

Para as demais pessoas da família, o RF deve levar pelo menos um dos seguintes documentos:

a) Certidão de Nascimento; ou
b) Certidão de Casamento; ou
c) Cadastro de Pessoa Física (CPF); ou
d) Carteira de Identidade (RG); ou
e) Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou
f) Título de Eleitor; ou
g) Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas.

Se todas as pessoas tiverem o CPF, é recomendado que o RF leve esse documento, além dos demais. Para famílias indígenas ou quilombolas, o RF pode apresentar qualquer um dos documentos citados.

 

CPF torna os dados qualificados

A inclusão do CPF no cadastro ajuda na qualidade dos dados informados. O Cadastro Único consegue fazer o cruzamento de dados com diversas bases, dentre elas, a Receita Federal e assim consegue identificar informações importantes para o cadastro.

Além disso, hoje em dia o governo já permite a consulta do benefício pelo CPF. O Cadastro de Pessoa Física (CPF) acaba sendo essencial para o Cadastro Único.

É preciso levar cópias dos documentos?

Não! O Responsável Familiar não necessita apresentar cópia dos documentos. Apenas com os documentos originais já é possível realizar o cadastramento. Leve apenas originais dos documentos necessários para a inscrição no Cadastro Único, não necessitando apresentar xerox.

O comprovante de renda também não é obrigatório. Ainda assim, a maioria das gestões municipais exige para que os dados estejam sempre atualizados e em casos de Busca Ativa os entrevistadores consigam localizar a família.

Deixe um comentário