Quais podem ser os Impactos do Coronavírus no Bolsa Família?

Milhares de pessoas estão apavoradas com o Coronavírus. E não poderiamos deixar de falar dos impactos do Coronavírus no Bolsa Família. Muitas coisas podem acontecer levando-se em consideração a grandiosidade do programa e a classificação do vírus como pandemia, o que restringe alguams atividades.

Quais podem ser os impactos do Coronavírus no Bolsa Família?

Diversos podem ser os impactos desse vírus na dinâmica do programa. Atividades como recebimento de pagamento nas agências, atualizações cadastrais e até mesmo prazos limite para evitar bloqueios e cancelamentos do benefício.

Porque o Bolsa Família poderá sofrer essas alterações?

O Governo Federal anda orientando que a população evite aglomerações principalmente em áreas onde já existem casos do novo coronavírus. E como o Bolsa Família é um programa que atende mais de 13 milhões de famílias, o número de pessoas que procura as sedes do programa para atualizar o Cadastro Único ou as agências bancárias para o recebimento do benefício é enorme. Com isso, é fundamental que algumas precauções sejam tomadas. Evitar lugares com muitas pessoas é fundamental para diminuir a possibilidade de circulação do vírus.

Prazos para atualização cadastral poderão sofrer mudanças

Nessa última semana o governo suspendeu, por 120 dias, a prova de vida para beneficiários do INSS. A medida evita que pessoas idosas, as mais vulneráveis ao novo coronavírus, estejam nas agências bancárias correndo risco. A primeira parcela do Décimo Terceiro para pensionistas e aposentados do INSS também foi antecipada. O benefício que seria pago em Junho, será pago agora em Abril. Por enquanto, o Décimo para os beneficiários do BPC é uma proprosta a ser aprovada pelo Congresso.

Com isso, o Cadastro Único e o Bolsa Família podem sofrer mudanças nos seus prazos de atualização. Esse seria um dos principais impactos do Coronavírus no Bolsa Família, visto que recentemente o Ministério da Cidadania lançou a Atualização Cadastral 2020, contendo os processos de Averiguação e Revisão Cadastral. Nessa ação de Atualização Cadastral são estabelecidos prazos para atualizar o cadastro e evitar que a família perca o benefício. Com o fluxo de atendimento e as grandes demandas que as sedes do Cadastro Único atendem diariamente, é possível que ocorra uma diminuição no número de atendimentos e isso provoque impactos nas atualizações cadastrais.

Fernando Felix
Bolsa Família

Comentários