Como acontece o ingresso de famílias no Programa Bolsa Família?

O ingresso de famílias no Programa Bolsa Família é uma das dúvidas de milhares de beneficiários. O cidadão que faz o Cadastro Único fica na dúvida se realmente tem o perfil para recebimento. Pensando nisso, criamos um artigo para explicar melhor como funciona o ingresso de famílias no Programa Bolsa Família.
Ingresso de famílias no Programa Bolsa Família

O ingresso de famílias no programa acontece de modo automatizado e impessoal por meio do Sistema de Benefícios ao Cidadão (SIBEC). Esse ingresso segue três processos operacionais. Conheça agora os processos operacionais para ingresso de famílias no Programa Bolsa Família.

Habilitação

Esse é o primeiro processos e aqui é verificado se a família está habilita para entrar no programa. É feita a verificação das famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e se elas atendem os critérios de elegibilidade do Programa Bolsa Família. Esses critérios dizem se a família está apta à seleção e à concessão de benefícios.

Seleção

Esse processo funciona como uma espécie de peneira. Na seleção é definida a quantidade máxima de famílias por município que poderão ingressar no PBF em determinada folha de pagamento.

Concessão

O processo de Concessão identifica individualmente cada uma das famílias que ingressarão no PBF em determinada folha de pagamento. Havendo mais famílias habilitadas no município do que a estimativa de famílias pobres considerada para o atendimento, a concessão prioriza as famílias com menor renda mensal per capita e maior número de crianças e adolescentes de zero a dezessete anos.

Essa análise é feita por meio de dados estatísticos da estimativa de famílias pobre e extremamente pobres no municípios. Os dados do IBGE são comparados com os dados do Cadastro Único para ajudar a entender a realidade do município.

Cadastro Atualizado

A família além de ter o perfil para recebimento precisa ter seus dados no Cadastro Único atualizados nos últimos 24 meses. Qualquer informação com alguma divergência ou não declarada pode afetar a possibilidade da família ingressar no Programa Bolsa Família.

Onde acompanhar as novas concessões?

Os municípios devem divulgar mensalmente a folha de pagamento do Programa Bolsa Família. Mas também é possível verificar no Portal da Transparência ou no portal da CAIXA.

Veja aqui maiores detalhes sobre como verificar o ingresso de famílias no Programa Bolsa Família


Como acontece o ingresso de famílias no Programa Bolsa Família?
Rate this post

Deixe um comentário