Como ter isenção no ENEM com o número do NIS?

Para quem não sabe é possível obter isenção no ENEM com o número do NIS. O Exame Nacional do Ensino Médio 2018 acontecerá no final do ano e é a principal forma de ingresso nas universidades.

O prazo para isenção no enem 2018 vai até 15 de Abril. Desde o dia 02 de Abril o INEP abriu o prazo para solicitação de isenção no pagamento da taxa do ENEM. O exame nacional ocorrerá nos dias 04 e 11 de Novembro. Essas são as datas conforme cronograma publicado.

Quem tem direito a isenção no ENEM?

A isenção da taxa do ENEM pode ser solicitada por qualquer cidadão desde que atenda um dos seguintes requisitos:

Estar cursando em 2018 a última série do ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;

  • Ter concluído o ensino médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017;
  • Ter feito todo o ensino médio em escola da rede pública ou ter sido bolsista integral na rede privada e ter renda familiar, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
  • Estar inscrito no Cadastro Único e ser membro de família de baixa renda, com renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo, ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Isenção na Taxa do ENEM para quem tem Cadastro Único

Os usuários do cadastro único podem usufruir do benefício de isenção da taxa do exame nacional do ensino médio, apenas utilizando-se do NIS (número de identificação social) e tendo o cadastro em dia com perfil compatível.

O NIS é o número que o governo exige. Com isso é possível identificar quem realmente está no cadastro. Além de possibilitar identificar o perfil socioeconômico da família.

Como saber meu NIS?

As pessoas registradas no Cadastro Único podem obter seu NIS por meio do Consulta Cidadão.  Essa é uma ferramenta de acesso público onde é possível gerar um comprovante de cadastramento com o número do NIS de cada integrante do cadastro. O documento contém a composição familiar, a faixa de renda e a data da última atualização.

O NIS também pode ser obtido diretamente nas gestões municipais do Cadastro Único e Programa Bolsa Família. A gestão pode gerar um comprovante de cadastramento ou folha resumo. Esses documentos contém os dados referentes a numeração de NIS, renda per capita, composição familiar e dados da última atualização feita no sistema.

Todo mundo que tem o NIS terá direito a isenção?

Não necessariamente. Dentre todos aqueles cadastrados no sistema do Cadastro Único, apenas os inscritos que tiverem renda familiar mensal per capita inferior ou igual a meio salário mínimo, ou renda familiar total de até três. Além disso é necessário que o candidato esteja dentro dos requisitos previstos no Edital.

→ Clique aqui e veja como fazer um curso gratuito de preparação para o Enem


1 thought on “Como ter isenção no ENEM com o número do NIS?”

  • TA RECEBENDO BOLSA FAMILIA FALARAM NAO POSSO RECEBER MEU PAIS SAO APOSENTADOS NAS EU NAO TENHO RENDA MEMHUMA AGORA TEMHO RETOMAR AO MEDICO PARA SABER SE MINHA ALERGIA TA COMTOLADA E COM ESTE DINHEIRO COMPRO MEU REMEDIO PAGO MINHA CONSUTA

Deixe um comentário