Benefício liberado e depois cancelado! Qual o motivo?

Você também já teve seu benefício liberado e depois cancelado? Se você já recebe Bolsa Família provavelmente já teve alguma vez seu benefício cancelado. Isso é normal caso a família não cumpra alguns dos requisitos do programa. A partir do momento que o benefício do Bolsa Família é liberado, surgem exigências que a família precisa cumprir para não ter problemas com o benefício.

Meu benefício foi liberado e depois cancelado

Se você já teve esse problema sabe que nunca mais quer passar por isso. Ter o benefício liberado e ficar sem receber acaba frustrando os planos da família e atrapalhando o planejamento financeiro. Ainda mais quando estamos falando de famílias pobres e que precisam do benefício. Mas afinal, por qual motivo isso acontece?

O benefício é liberado pelo Governo Federal e um dos efeitos que esse benefício do Bolsa Família pode sofrer é o cancelamento.

Seu benefício foi cancelado? SAIBA O QUE FAZER

Depois de ter o benefício cancelado, posso voltar a receber?

Qualquer pessoa que recebia o benefício e acabou tendo ele cancelado, pode voltar a receber. Entretanto, é preciso que a família esteja dentro dos critérios do programa e tenha atualizado o cadastro. Com a atualização do Cadastro Único, a gestão municipal poderá tentar reverter o benefício caso a família tenha perfil para recebimento. Lembrando que o cancelamento pode se dá por vários motivos, dentre os principais:

– Descumprimento de Condicionalidades

– Falta de Atualização Cadastral

– Processo de Fiscalização – Averiguação Cadastral

Essas são as principais causas de cancelamento do benefício. E essas três principais causas estão diretamente ligadas a família. É o Responsável Familiar (RF) que deve ficar atento para que o cancelamento do benefício não aconteça. Vejamos que todas essas causas dependem exclusivamente da família e não do governo federal para que o benefício não seja cancelado.

Geração Indevida

Existem ainda os casos de geração indevida do benefício, porém é raro e se dá na maioria das vezes por uma falha do Governo Federal em seus sistemas que acaba liberando o benefício para pessoas que não se encaixam no perfil.

Nesses casos o governo concede o Bolsa Família. O benefício é liberado e depois cancelado em alguns casos, antes mesmo da família receber a primeira parcela.

Como posso voltar a receber após ter o benefício cancelado?

É necessário primeiramente que a família procure a gestão municipal do Cadastral Único e Bolsa Família. A partir disso a família será orientada a atualizar o cadastro. Caso ela tenha perfil para continuar a receber, o gestor municipal irá executar os procedimentos ou solicitar ao Ministério da Cidadania a reversão do cancelamento.

Você também já teve seu benefício liberado e depois cancelado? Não teve mais conhece alguém que teve? Então compartilha esse artigo com suas amigas!!!

Deixe um comentário