O Governo Federal estuda transformar o Novo Auxílio Emergencial em BIP e pagar parcelas de 200 reais.

O que é o BIP e quais as mudanças que podem acontecer?

Governo quer transformar Auxílio Emergencial em um BIP

O BIP é um Bônus de Inclusão Produtiva e esse o nome que o Auxílio Emergencial ganharia em uma proposta que se discute internamente no Ministério da Economia.

BIP 200 reais

O intuito é que o BIP não seja um benefício de transferência de renda como o Auxílio Emergencial mas se torne um benefício voltado para os desempregados e sem qualificação.

Programa de Qualificação pode ser uma exigência do BIP

A um certo tempo o Presidente Bolsonaro e a equipe econômica já cogitaram uma mudança inclusive no Bolsa Família. A ideia era tida como uma forma de o beneficiário cumprir exigências e procurar se qualificar para entrar no mercado de trabalho. Seria uma espécie de contrapartida.

Agora, a ideia pode ser implementada na retomada do Auxílio Emergencial. O objetivo é que a qualificação seja também atrelada ao Programa Carteira Verde e Amarela que deve ser relançado em breve.

Programa pode priorizar quem recebe não recebe Bolsa Família e não trabalha

O BIP caso seja colocado em prática vai priorizar quem não trabalha e não recebe o Bolsa Família.

Nesse caso, as famílias do Bolsa Família podem ficar de fora da retomada do Auxílio Emergencial.

BIP com Parcelas de 200 reais

O Governo ainda não definiu os valores mas até o momento os debates trabalham em cima de 3 parcelas de 200 reais referente ao Bônus de Inclusão Produtiva.

O BIP e o valor de 200 reais é 1/3 do valor inicial da parcela do Auxílio Emergencial. Esse era o valor que o Governo Federal queria pagar em 2019 no início do Auxílio.

Bolsa Família pode ter aumento

Caso o BIP com as 3 parcelas de 200 reais seja o substituto do Auxílio, o Governo Federal deve por em prática o aumento do valor do Bolsa Família.

O reajuste já é esperado a bastante tempo. Atualmente o valor do benefício médio é R$ 190.

Participe da conversa

1 Comentário

  1. Que fazer curso, esse dinheiro mal da para comer o Bolsonaro quer mandar as pessoas fazerem cursos, esses políticos pensam oq da vida ? E o bolsa família quem recebe 89 reais não vai completar o dinheiro? Isso e muita sacanagem com o pobre

Deixe um comentário

Comentários