O Governo fez cortes no Bolsa Família?

Recentemente surgiu uma matéria em uma das revistas de maior circulação do Brasil, a Veja, falando sobre cortes no Bolsa Família. A revista trouxe uma matéria mostrando que o Governo fez cortes no programa durante os últimos meses. A principal acusação da Veja é que o Governo fez cortes no Bolsa Família devido o ajuste fiscal, como uma medida de conter os gastos.

cortes-no-bolsa-família

Resposta do MDS

Devido a proporção que a matéria ganhou na mídia, o Governo resolveu responder a revista Veja e a afirmação que houve cortes no Bolsa Família. Em nota, o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) negou o fato e mostrou que a revista Veja errou quando afirmou que os benefícios diminuíram e demonstrou a partir de dados que em Setembro a folha de pagamento repassou benefícios para 13,9 milhões de beneficiários e não 13,2 como a revista informava, demonstrando assim que não houve cortes no Bolsa Família. O MDS ainda afirmou que os benefícios continuam estáveis desde 2012 devido a saída de famílias que melhoram a renda e entrada de famílias necessitadas.

Rotina de Controle

Os processos de Averiguação e Revisão Cadastral fazem parte de uma chamada rotina de controle e fiscalização dos benefícios e que é feita anualmente. Ela tem o objetivo de fiscalizar a transferência dos recursos do programa para famílias realmente necessitadas. Sendo assim, existe um cruzamento de dados entre várias bases, dentre elas, INSS, Detran, Rais, Caged e outras fontes para identificar famílias que não possuem perfil para o programa. Esse cruzamento de dados identificou 800 mil beneficiários esse ano e os quais tiveram seus benefícios cancelados por estarem com renda acima do estabelecido em lei e não estarem dentro das exigências do programa. No mesmo período o mesmo número de famílias passou a receber o benefício e adentrar no programa.

Orçamento do Bolsa Família assegurado

O MDS ainda comunicou que o orçamento do Programa Bolsa Família não sofreu cortes e a previsão de gastos para esse ano é de cerca de 27,7 bilhões. O Governo ainda reforçou sua preocupação com as condicionalidades e que vem fazendo o acompanhamento para que o programa possa assegurar o acesso a educação, saúde e os serviços com maior qualidade. Na nota o Governo ainda disse que a Revista Veja poderia ter evitado o erro caso tivesse procurado o ministério para checar as informações, como recomenda o bom jornalismo. Com essa nota, o Governo através do MDS buscou acabar com os boatos e mostrar que não houve cortes no Bolsa Família.


O Governo fez cortes no Bolsa Família?
Rate this post

11 thoughts on “O Governo fez cortes no Bolsa Família?”

  • cortaram a bolsa familia do meu filho pago aluguel caro sou pensonista recebo o salario minimo e nao recebo bolsa familia queria voltar receber me ajudava mt

      • Ola boa tarde eu tenho o bolsa familia e minha filha e recenacida coloquei ela no meu cadastro bolsa familia eu queria saber quanto tenpo demora pra saber se ela ta no meu cadastro

  • O meu bolsa famílias foi broquiada em julho velho um aviso que eu precisava fazer o cadastro mais já tinha feito. Voltei lá é falei com à gerente ela pegou os meus documentos e dígito os dados e falou que estava tudo certo que deve ter sido um erro que eu iginorace o aviso mais em agosto o benefício foi cortado.

  • Aqui em Curaçá/Bahia estão cortado o cartão de muita gente.A coordenadora acha que VC deve ganha você ganha se não ela corta. Passei 6anos e uns mês trabalhando de carteira assina nunca cortou agora depois que sai cortou morro de aluguem eu minha filha e meu filho.e.disse que tenho reda pra sobrevir.estou desenpregada………..

    • A gestão não pode cortar apenas por achar, os municípios devem ajudar no processo de averiguação cadastral e fiscalização do programa para identificar as rendas familiares e quais famílias devem ou não continuar recebendo. Se você recebe o seguro desemprego, ele acaba contando ainda. A senhora deve procurar a gestão municipal e fazer a atualização dos dados colocando a nova renda familiar para que assim o governo possa identificar sua real situação.

    • Olá Docerlina,

      provavelmente a senhora teve o benefício cancelado por ter uma renda um pouco superior ao exigido pelo programa. Atualmente está ocorrendo muitos cancelamentos devido ao fim do prazo da regra de permanência (regra nova que possibilita o recebimento ainda durante um tempo mesmo a família tendo renda acima de 170 per capita e abaixo de meio salário mínimo).

      Procure a gestão municipal para maiores informações quanto ao seu caso.

Deixe um comentário