Outro Abono Natalino em Janeiro? É mentira

Muitos beneficiários estão ansisos querendo saber se vai ser liberado outro Abono Natalino em Janeiro. Essa ansiedade começou quando algumas pessoas começaram a questionar algumas informações contidas no Aplicativo.

Será liberado outro Abono Natalino em Janeiro?

Diversos áudios e mensagens surgiram em vários grupos e isso foi causando dúvida entre os beneficiários do programa. Pessoas cogitando que seria liberado outro Abono Natalino em Janeiro. A proporção dessa informação gerou incerteza entre os beneficiários e pensando em ajudar, resolvemos criar um vídeo que foi disponibilizado nas redes sociais do Consulta Bolsa Família. Mas, para que não fique nenhuma dúvida, vamos explicar de forma mais detalhada nesse artigo.

Abono Natalino é uma única parcela anual

O Abono Natalino Federal ou Décimo Terceiro do Bolsa Família é uma vez no ano. Essa é a principal informação para o beneficiário que precisa compreender que a parcela do abono é anual. O Abono Natalino é um extra pago as famílias beneficiárias do programa. Esse benefício extra é transferido no mês de Dezembro e em 2019 aconteceu pela primeira vez. O benefício do abono era apenas uma medida provisória mas o governo já buscou torná-la uma lei para que em 2020 e nos próximos anos se repita.

Parcela do Abono fica disponível por até 90 dias

Talvez essa seja a principal causa que gerou tanta dúvida entre os beneficiários. A parcela fica disponível para saque por até 90 dias. Então caso a família não tenha ainda sacado o Abono Natalino do Bolsa Família, poderá sacar em até 90 dias após a liberação. Logo, quem não sacou em Dezembro e estava com o benefício liberado, terá direito a sacar agora nos próximos meses antes que acabe a validade da parcela.

Lembrando que o Abono Natalino do Bolsa Família só é liberado para as famílias beneficiárias e que tinham em Dezembro seu benefício liberado ou bloqueado. Nos casos de benefício bloqueado era necessário primeiramente a regularização e desbloqueio do benefício. Sendo assim, algumas famílias tiveram que regularizar e aguardar um prazo para liberação.

Já recebi mas a mensagem continua aparecendo no Aplicativo

Outro motivo para ter gerado tantos boatos e dúvidas são as mensagens do Bolsa Família. As mensagens com informações sobre o benefício são disponibilizadas para as famílias via aplicativo ou extrato bancário. O problema é que em alguns casos a mensagem demora a ser atualizada nos sistemas da Caixa. Isso acontece devido a transferência de informação entre os sistemas.

O próprio aplicativo do Bolsa Família também estava com algumas informações desatualizadas, como o calendário que ainda não foi alterado para o 2020. Com isso, algumas mensagens podem aparecer para os beneficiários mesmo eles não estando mais naquela situação. Isso acontece muitas vezes com as informações de escola das crianças. Mesmo a família já tendo resolvido o problema, a mensagem que estava programada já para a próxima folha, acaba sendo transmitida ao beneficiário do programa gerando dúvidas.

Dois Abonos Natalinos é Fake News

Depois dessas informações ficou claro para você que a história de Dois Abonos Natalinos é Fake News. O Governo Federal não pagará outro Abono Natalino do Bolsa Família aos beneficiários agora em Janeiro. Quem já recebeu sua parcela não terá mais direito. E quem estava com o benefício liberado em Dezembro e não sacou, terá até 90 dias contando da data de liberação para sacar.

Fernando Felix
Bolsa Família

Comentários