Começa pagamento do Bolsa Família de Junho

Começou no dia 14 (sexta-feira) o pagamento do Bolsa Família de Junho. Nesse mês o Ministério da Cidadania irá repassar R$ 2,6 bilhões para cerca de 14 milhões de famílias beneficiárias. De acordo com o governo federal, o valor médio do benefício em junho será de R$ 186,73.

Calendário de Pagamento do Bolsa Família de Junho

No mês de Junho o Calendário do Bolsa Família começa no dia 14 (sexta-feira) e vai até o dia 28 (sexta-feira). O pagamento é conforme o final do NIS e após a liberação da parcela ela fica com validade de até três meses para poder ser sacada.


 (foto: créditos – anderson schneider)

Quase 1 milhão de famílias ficaram sem receber o benefício em Junho

Agora em Junho o governo federal cancelou o benefício de 236 mil famílias. Essas famílias fazem parte da Averiguação Cadastral 2019 (Grupo 3). Essa ação de cancelamento está relacionada ao público que teve concluído o prazo de 24 meses da regra de permanência, como o prazo das solicitações das gestões municipais e monitoramentos feitos pela Senarc.

Saiba mais sobre a Averiguação e Revisão Cadastral 2019

Famílias do Grupo 4 da Averiguação Cadastral também terão seus benefícios bloqueados por inconsistências no Cadastro Único. As famílias com crianças que estão descumprindo a exigência de frequência mínima na escola continuam com o benefício bloqueado em Junho oriundos da repercussão de Maio onde já estavam bloqueados.

Além disso, existem também as famílias com benefícios suspensos. As suspensões nesse mês atingem 347 mil famílias e referem-se a Repercussão de Descumprimento de Condicionalidades e ao Recebimento do Seguro Defeso.

Bolsa Família não irá acabar em Setembro

Todos os benefícios com alguma repercussão poderão na maioria dos casos serem resolvidos. Entretanto a família precisa atualizar o Cadastro Único e ter o perfil para continuar no programa, cumprindo também as condicionalidades. Mesmo com diversos bloqueios e cancelamentos de benefícios, o Programa continua normalmente.

Lembrando que esse processo ocorre normalmente todos os meses. Mesmo com o boato que o Bolsa Família iria acabar em Setembro, ainda assim, o Governo conseguiu aprovar o crédito suplementar. Com isso, tudo indica que o Bolsa Família não irá acabar em Setembro. Logo, levando em consideração que o governo teve a aprovação do crédito, o Bolsa Família irá continuar.

Deixe um comentário