Preciso fazer Cadastro do Auxílio Emergencial?

Uma das dúvidas que milhares de beneficiários tiveram nesses últimos dias é se é necessário fazer o cadastro do  Auxílio Emergencial. Essa pergunta é comum, pois tudo ainda é muito novo e poucas realmente estão bem informadas.

Pessoas com Cadastro Único não precisam fazer cadastro do Auxílio Emergencial

As pessoas que possuem o Cadastro Único não necessitam fazer o Cadastro Único para Programas Sociais. Essa é a orientação do governo federal. Todos aqueles que já possuem o Cadastro Único terão seus dados já analisados previamente pela Dataprev. As informações foram repassadas anteriormente da Caixa para a Dataprev e logo o governo irá responder dizendo ao beneficiário se ele tem direito ou não ao Auxílio.

Pessoas sem Cadastro Único precisam fazer Cadastro do Auxílio Emergencial

Caso você nao tenha Cadastro Único, será necessário realizar o cadastramento solicitando o auxílio através do aplicativo ou site do Auxílio Emergencial. Ao realizar o cadastro no site ou APP do Auxílio, o beneficiário já terá uma informação final dizendo que deve aguardar a análise, o que deve durar em torno de 2 a 3 dias úteis.

Mensagem dizendo pra aguardar 5 dias úteis

As pessoas que possuem Cadastro Único não necessitam acessar o app ou site do Auxílio. Entretanto, algumas pessoas estão tentando fazer outra solicitação e a resposta no site ou aplicativo é que o governo federal dará a resposta aos solicitantes em até 5 dias úteis. Na mensagem consta também que aquele solicitante já tem Cadastro Único e o governo está analisando esses dados para saber se o mesmo tem perfil para receber o auxílio. Esse é o prazo para aqueles que tem o Cadastro Único e resolveram consultar no aplicativo.

Porém, para quem não tem Cadastro Único e faz a solicitação do benefício via APP ou Site, a informação é que o governo dará a resposta em cerca de 2 dias úteis. Esse é o prazo que a Caixa afirmou levar para informar os dados a Dataprev e ter uma resposta. Ao fim dos dias informados, a pessoa deve consultar no aplicativo e ter a resposta se está apta a receber e o dia de pagamento.

Central de Atendimento para dúvidas sobre o Auxílio

A Caixa também lançou uma central de atendimento. Ligando para o número 111 é possível saber informações sobre o Auxílio Emergencial. É necessário que a pessoa ao ligar esteja com seus documentos em mão para informar conforme o atendimento solicita.

Fernando Felix
Bolsa Família

One Comment

  • Vivian De Almeida

    O atendimento 111 não completa

Comentários