Pular para o conteúdo

Qual o valor do meu Bolsa Família?

Um das perguntas mais frequentes feita pelos beneficiários do Bolsa Família é Qual o valor do meu Bolsa Família? Você que trabalha no setor do bolsa família em algum município do Brasil ou que conhece algum beneficiário, já deve ter escutado ele fazer essa pergunta. Parece até ser uma das maiores dúvidas e muitas vezes dá a impressão que não existe informação suficiente sobre o assunto, porém é aí que muitos se enganam. O Bolsa Família é o programa do Governo Federal que apresenta mais informações disponíveis, seja ela em papel ou digital. O maior problema é que muitas pessoas não buscam essas informações ou não ligam muito pra a informação.

Entretanto, se esse era o problema, encontrar informação, o Blog Consulta Bolsa Família irá resolver o seu problema. Aprenda agora como é o calculo do benefício e qual o valor do seu Bolsa Família.

Qual o valor do meu Bolsa Família?

O valor do benefício do bolsa família varia de acordo com a estrutura familiar e com a renda per capita da família que é informada na entrevista do Cadastro Único. Como sabemos, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é a principal ferramenta do governo para cadastramento das famílias de baixa renda e para identificação da realidade sócio-econômica dessas famílias. É por isso que toda e qualquer informação prestada na entrevista do Cadastro Único que é feita pelos entrevistadores do Bolsa Família, deve ser verdadeira e sem omissões. A partir dessas informações é possível saber qual o valor do seu Bolsa Família.

Estrutura Familiar

Como falei anteriormente, o valor do benefício também depende da estrutura familiar. A quantidade de pessoas na família e a idade delas, bem como se elas frequentam a escola, são condições para o recebimento do benefício.
Isso porque as famílias precisam está dentro do perfil que o programa exige e as condicionalidades de educação e saúde são pilares do programa e fazem parte das exigências para participar do Bolsa Família.

Renda per Capita

Outro fator chave e determinante do recebimento ou não do Bolsa Família é a renda per capita da família. A renda também informada no Cadastro Único, é um determinante se a família terá ou não direito a receber o Bolsa Família.

Vamos entender isso logo abaixo:

O programa Bolsa Família tem 4 tipos de benefícios

O Benefício Variável apresenta outros dois tipos específicos:

Benefício Variável à Gestante: este benefício é pago em nove parcelas às famílias que tenham gestantes identificadas pelo Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde.

Benefício Variável Nutriz: este benefício é pago em seis parcelas às famílias que tenham crianças de 0 a 6 meses de idade identificadas no Cadastro Único.

A partir desse quadro, podemos compreender melhor os benefícios que compõem o benefício Bolsa Família e assim compreender o porque algumas famílias mesmo tendo a quantidade de integrantes igual, recebe valores diferentes.

Para entender melhor, vamos nos deter ao exemplo abaixo:

Uma família composta por 5 pessoas e com renda per capita de R$ 77,00

– 2 Adultos (Pai e Mãe – sendo a mãe a responsável familiar)

– 2 Crianças (Uma com 12 anos e outra com 10 anos) – Frequentando a escola.

– 1 Jovem (Adolescente com idade de 17 anos) – Frequentando a escola

A família nesse caso terá direito a receber os seguintes benefícios:

  • Benefício Básico
  • 2 Benefício Variável
  • 1 Benefício Variável Jovem

Assim, a pergunta: Qual o valor do meu Bolsa Família? Ganha a seguinte reposta:

Depois desse exemplo, ficou mais fácil compreender qual o valor do seu benefício e responder a pergunta tão comum: Qual o valor do meu Bolsa Família?

23 comentários em “Qual o valor do meu Bolsa Família?”

  1. Se uma pessoa trabalha de carteira assinada porém o valor do salário é um pouco a mais do salário mínimo mas é um adulto e uma criança de 8 ano tem direito ao bolsa família?

  2. Eu moro de favor na casa de uma amiga por causa dos meus 4 filhos que eu tenho não tenho nenhuma renda familiar e o pai da criança não dá nada.. Meu pai de vez e quando me ajuda quando pode gostaria de saber qto devo receber o benefício pra me ajudar com meus filhos?

    1. Querida você já não paga aluguel…coloca os pais dessas crianças no pau cria coragem e arruma um emprego nem que seja de faxineira…na hora de fazer você soube…agora quer cobrar o governo.

  3. tenho 59 anos, 3 filhos, 1 de 10 anos outro de 11 anos e um de 2 anos, sou aposentado por tempo de serviço, com 1 salario minimo, tirei um emprstimo e recebo R$620,00 por mes, nao pago aluguel, 0s 2 estudam e minha mulher faz faculdade de direito ( ganhou a bolsa), estou desempregado e vivo no maior sufoco, eu tenho algum direito de ajuda até minha esposa formar daqui a 2 anos.

  4. eu recebo o Bolsa Família e a minha tia está tentando dar entrada na minha aposentadoria. Mas tive que excluir o nome do meu esposo que estava incluído comigo o Bolsa Família. Será que eu já estou fora do cadastro do Bolsa Família?

ComentáriosCancelar resposta

Sair da versão mobile