Transferência do Bolsa Família

É comum no Brasil que as pessoas mudem de residência em uma mesma cidade e até mesmo mudem de cidade. Quando elas passam a morar em outra cidade, elas precisam fazer a transferência do Bolsa Família, seguindo as regras do programa. Então se no caso vou mudar de cidade e recebo o Bolsa Família, o que devo fazer?

A família pede a transferência do cadastro

A transferência do cadastro pode ser pedida pela família assim que chegar ao outo município e tiver a residência fixa.
Caso a família não faça isso, pode ter sérios problemas de acompanhamento de condicionalidades e benefício bloqueado, suspenso ou até cancelado. E quando a família não faz isso por vontade própria, a Gestão Municipal do Cadastro Único pode existir que seja feita a transferência da família.

transferencia

A transferência evita problemas

A transferência do Bolsa Família, ou melhor, do cadastro da família, evita diversos problemas. Cada município é responsável pelos cadastros dos residentes no município e sendo assim, não é possível fazer o acompanhamento e a gestão de famílias que residem em outro município. Até mesmo pelo fato que a família tem a obrigação de alterar seu endereço e informações e caso isso não seja feito,  ela estará sendo omissa em relação as informações prestadas.

A transferência do Bolsa Família evita bloqueios e outras ações

Muitas famílias se perguntam porque ao mudarem de município tiveram seus benefícios bloqueados. É simples, a família mudou de município mas não informou a gestão local do Bolsa Família. Dessa forma, as crianças que mudaram de escola não tem sua frequência informada e as condicionalidades não são cumpridas, trazendo diversos problemas e ações de gestão referentes ao benefício da família.

A transferência do Bolsa Família e o pagamento

A família quando faz a transferência do Bolsa Família também evita problemas com o pagamento do benefício. Assim que ocorrer a mudança do cadastro para o novo município, ocorre também a transferência do benefício e todas as informações e gestão do mesmo, será executada pela Gestão Municipal do município atual.


Transferência do Bolsa Família
1 (20%) 1 vote

102 thoughts on “Transferência do Bolsa Família”

  • Minha filha foi 2 meses antes de mim pra outro estado, então não tenho como fazer a transferência ainda.
    Pode ser bloqueado meu benefício?
    Sendo que assim que chegar irei resolver isso.
    Ela foi antes pois tinha que estudar, se não ficaria fora da escola.
    As aulas pra ondet ela foi estava mais adiantada.
    Se me ajudarem eu agradeço.

    • Oi Gláucia, a transferência deve ser feita em um setor de cadastro único mais próximo de seu novo bairro e não esqueça de levar a documentação pessoal. Se tiver filhos em fase escolar, levar a declaração escolar também. Espero ter ajudado.

    • Oi Fernando, se você possui a guarda de seus filhos expedida pelo juiz é só levar a um setor responsável pelo cadastro único, ou seja, mais próximo de seu bairro que a transferência será realizada pelo gestor, sem a interferência de quem quer que seja, juntamente com os demais documentos pessoais e declaração escolar se eles estiverem estudando. Espero ter te ajudado.

    • Oi Vanuzia, para você saber porque seu benefício diminuiu, é só procurar o setor de cadastro único ao qual você fez a transferência e solicitar pesquisa de quais benefícios foram e essa pesquisa farão dentro do sistema SIBEC ou SIGPBF. Espero ter te ajudado.

  • Boa tarde!Atualize os dados,morava com a ex sogra..porém ela foi excluída do meu cadastro e faço bico cuidando de criança,quando vem o aumento?

  • oi mudei de um municipio pra outro cadastrei minha bolsa familia tudo direitinho mas meu beneficio foi suspenso não entende nada fui lá eles me informaram que era normal que depois de 90 dias virá normalimente será?

  • Chegou uma mensagem que eu tinha q atualizar o cadastro ate dia 12/02 no entanto eu deixei para atualizar no local onde moro atualmente e assim m disseram que teria q fazer transferência do cadastro fiz isso antes do prazo fiz dia 06/02/2016 e foi cancelado e estou ate hoje sem receber!!! Qd receberei novamente ou nao vou receber mais??Obrigado e qual email para falar c vcs?

  • Eu fiz o meu cadastro e mim mudei para outra cidade aí liguei para a caixa do município q morava e eles me informaram q o meu cadastro tinha vindo aprovado e não sei cmo pegar o cartão oq faço para pegar?

  • Oi preciso de uma orientação meu marido cadastrou minhas filhas e o benefício saiu ele botou no cartão cidadão dele e agente não vive mais juntos e ele se nega a mim entregar o cartão
    Queria saber se tem como eu fazer uma transferência do cartão cidadão dele pra o meu cartão cidadão?
    É onde e como eu posso resolver isso.

  • Olá! tava recebendo meu benefício normalmente,só que esse mês cancelaram meu benefício.nao sei se é porque mudei de estado,mesmo assim logo depois que mudei fiz o cadastro transferi.e quando foi pra eu receber vi que tava vancelado

    • Oi Migerlane, para você saber porque seu benefício foi cancela, é só procurar o setor do cadastro único onde você fez sua transferência para pesquisarem no sistema denominado SIBEC o porquê do cancelamento. Espero ter te ajudado.

  • O meu bolsa família tá bloqueado eu transferir para toledo Paraná e agora eu moro em monte alegre pára só que ainda tá no Paraná O meu cadastro e agora não tenho como ir lá para atualizar. Para poder eu transferir pra cá pra monte alegre pára tá difícil porque moro na colônia sítio

  • O numero do meu nis é de onde eu morava mudei pra outra cidade,fiz o cadastro do bolsa familia na cidade que moro agora,depois que eu fiz o cadastro meu nis consta que esta cadastrado na cidade queveu morava ou consta na que eu moro agora?

  • Oi se eu mudar de endereço e os meu filhos continuarem a estudar na mesma escola eu posso tá transferindo o bolsa familia pra são paulo mesmo eles estudando em guarulhos

  • Boa noite. Meu pai esta criando 3 crianças da enteada que simplesmente deixou na casa dele. Essas crianças não tem ajuda nenhuma da mãe, eles tem o bolsa familia mas o cartão está com ela. Meu pai é um aposentado de 1 salario mínimo e com problemas de saúde
    Por favor gostaria de orientações para que esse benefício fosse para as crianças e qual procedimento devemos tomar para que a avó materna passe a ser a titular desse cartão
    Aguardo respostas

    • Olá Cleide,

      seria bom você procurar o gestor do Bolsa Família no seu município para assim obter maiores informações. Ela irá orientar como proceder e quais documentos são necessários para que as crianças possam tá no cadastro dos avós. É preciso que seja analisado questões de renda e tutela que só a gestão municipal pode fazer através dos mecanismos existentes como por exemplo, visita domiciliar.

  • Morava na Paraíba ag0ra moro no Rio não sabia que tinha que fazer transferência de um estado para o outro agora que eu ia fazer meu cadastro vi que meu benefício foi cancelado o que faço pq nem cadastrar eu cadastrei

  • Boa tarde.
    Moro atualmente em Sao Paulo e daqui um mes irei residir no municipio de cotia porem meus filhos estudam no EMEI ja liguei em varias creches em cotia e me informaram que sera dificil em conseguir uma vaga pra eles pois nao existe transferencia de creche. E agora sera que perderei meu beneficio?

  • Oi eu estou com a senha do meu bolsa família bloqueada so que meu cartão e de pernambuco e eu estou em SP e não estou com o cartão como faço para desbloquear a senha sem o cartão

  • oi eu mudei de cidade para mim fazer a transferencia é preciso eu ir na cidade que eu morava? pra fazer a transferençia ou na cidade que eu estou eu resolvo sem poblema?

  • olá, eu tenho um enteado que morra comigo, ele tinha o beneficio do bolça família a antiga tutora dele esta recebendo ainda. tem como transferir para ele receber e não a mãe??? ele nem morra mais com ela e mesmo assim o nome dele esta lá todo mês ela recebe. o q eu faço??

  • Ola eu morava na paraiba fiz o cadadastramento do meu bolsa familia quando eu tava gravida de4 meses ai depois de1 ano meu cartão do bolsa familia xegou mais mudei da paraiba para o goiais e minha cunhada mandou o cartão pelo correio e eu queria saber se eu posso desbloquealo e ficar recebeno o pagamento normalmente mim ajudem por favor tou previsano muito sabe pois tenho um filho de 5 meses que depende muito desse dinheiro..

  • Bom dia,
    Gostaria de saber o que devo fazer no recadastramento do bolsa família, pois a minha filha morreu e não sei se ela sai automaticamente ou se eu tenho que fazer algo?

  • Minha dúvida é já fiz transferência mudei de cidade agora to de volta à minha cidade natal e gostaria de saber se transferir novamente algum risco de bloqueio?
    As pessoas responsáveis por isso aqui diz que sim pois já transferir uma vez a segunda não aceita verdade?

  • Mudei para Ananindeua e meu Bolsa Família e de Belém onde devo ir para fazer a transferência em Belém ou em Ananindeua. E quais os Documentos devo levar

  • Olá mudei de município e fui transferi meu bolsa família .Fiz tudo certo levei a declaração da escola onde meu filho estud .Coloquei meu bb de 6 meses no cadastro. Mas não recebi. No mês passado .fui saber o porq. Mas eles não dão nenhuma resposta. O que eu faço. Pois tenho 2 filhos. Estou precisando muito desse benefício

  • eu mudei de um municipio para o outro e fiz a transferencia e ja tem cinco meses que nao recebo o gestor alega que foi cancelado por causa da mudança de municipio e ate agora so me faz de besta o que devo fazer pra receber meu beneficio fiz tudo dentro das regras ja pra nao da problemas e me acontece isso nossa to numa raiva

    • olá.
      Esta acontecendo a mesma coisa comigo. Eu procuro o CRAS e não dizem nada com nada. será que tem outro lugar que possamos procurar para saber o que acontece e o que podemos fazer?
      obrigada e Boa sorte.

  • porque não respondem quando as pessoas perguntam o porque não estão recebendo tendo feito a transferência tendo feito tudo certo conforme o que pedem?! pois eu fui uma das que fiz a transferência e ai bloquearam meu pagamento. e nem o CRAS passa a informação correta. será que alguém pode explicar ?! obrigada

  • Ola mim chamo Sirlei e o meu bolsa foi broqueado porque vi da Bahia e não fiz o cadastro esse ano mais esta marcado pra mim ir dia 3 fazer a transferência e o cadastro fica liberado no mesmo dia???????

    • Oi vim de ipiau pra salvador quero fazer a transferência de município mais estou com medo de cortá pois tenho dois filhos minha ajudem porfavor o benéfico vai ser cancelado ou cortado

  • oi minha mae e a titular do bolsa familia . mas ela faleceu. fui no cras do meu bairo fazer a migraçao pra meu nome . mas me falaram que leva 90 dias para mudança. sera que eu vou ter direito de receber esses 3 messes. detalhe o beneficio, tava caindo na conta da caixa que ela tinha e eu nao tinha a senha.

  • Meu benefício bloquio a mais de dois anos porque não tava na minha cidade quando era pra pra fazer o recadastramento , quero saber se minha filha de 20 anos ainda esta no meu cadastro ou já saiu ?

  • Oi! Fiz meu bolsa família em Pernambuco, fui morar no Rio de Janeiro e transferir, mais fui pra São Paulo e tinha q atualizar pois estava bloqueado. Voltei pro Rio de novo e ainda n liberou. Estou indo pra Pernambuco de novo e queria saber se lá eu consigo resolver? Muito obg.

  • Meu bolsa família e no nome da minha sogra e eu qria saber como eu passo pro meu nome ? e se eu falar ki perdi será ki ele vao colocar no meu nome?

  • Oi… estou com um problema meu nome é da minha filha está cadastrado no nome do vô do meu ex-marido … e eles ñ quer me excluir do cadastro dele o que devo fazer? Colocaram o meu nome e o da minha filha sem o meu conhecimento…

  • Me mudei de BH pra SP, fui recadastrar e cortaram meu benefício mesmo tendo renda mínima, conheço gente aqui com casa própria ótimo salário, carro na garagem, recebendo normal,eu pago aluguel,ganho um salário mínimo, e não consigo nem ao menos pegar um litro de leite pra minha neta com menos de um ano,que o governo manda para família carentes

    • Olá Elma,

      a transferência é feita no município onde você reside. É necessário apenas se dirigir a sede do Bolsa Família e Cadastro Único do atual município onde você mora e levar toda a documentação necessária para fazer a transferência do cadastro.

  • Eu já estava pegando o bolsa família durante a gravidez mas minha filha faleceu quando foi nascer 41semanas
    Agora meu benefício foi bloqueado oq eu posso fazer ?

  • Eu tenho uma amiga que o ex marido dela fez o cadastro no nome dele sem autorização dela, e agora ele se nega a dar o cartão, ela pode cancelar e fazer no nome dela?

  • Olá, sai da casa da minha mãe, tenho 18 anos e ainda recebo o benefício, mas minha mãe não deixou eu pegar meu cartão, estou passando por necessidades e ela infelizmente aparenta não ligar, já liguei pedindo que me entregasse o cartão mas até agora nada tem como faz a transferência?

  • Ola meu nome é luciana fis a transferência de uma cidade para outra fui no cras…mais eles me disseram que eu teria que ficar 3 meses com o meu benefício bloquiado que ia desbloquear mais ja se passaram os 3 meses e ainda continua bloqueado. Ja fui reclamar mais nada é feito….estou preocupada ….moro em NOVA OLÍMPIA MT.
    POR FAVOR ME AJUDEM…

  • mudei de uma cidade pra outra porem meu beneficio ja estava bloqueado ai atualizei na cidade atual.e nao fui na cidade anterior.o que posso fazer pois continua bloqueado ainda.

  • Olá, eu fiz o recadastramento é em seguida mudei de cidade do meu beneficio estava já bloqueado, tenho que fazer um novo recadastramento na cidade que estou morando agora???

Deixe um comentário