Posso voltar a receber Bolsa Família?

O Bolsa Família é um benefício voltado para as famílias de baixa renda. Muitas dessas famílias recebem o benefício por um tempo e após melhorar a situação financeira, fazem o desligamento voluntário. Entretanto, algumas famílias depois de um tempo precisam novamente do benefício e a dúvida de muitas delas é se podem voltar a receber o Bolsa Família.

A família pode voltar a receber o Bolsa Família?

Na maioria das vezes sim, vai depender do perfil de renda e a composição familiar. Caso a família se encontre novamente no perfil de pobreza ou extrema pobreza, ela estará apta para recebimento do benefício. Mas para a família voltar a receber ela precisa ter o Cadastro Único atualizado e voltar para a fila de concessão do benefício, entretanto existem casos que a família não precisa enfrentar novamente a fila. O Retorno Garantido é um exemplo disso.

Como voltar a receber o Bolsa Família?

Para voltar a receber o benefício do Bolsa Família existem alguns critérios que a família precisa se encaixar:

Família voltou a ter perfil de pobreza ou extrema pobreza

Geralmente quando a família deixa de receber o benefício é porque melhorou financeiramente. Entretanto, ela pode voltar ao perfil de pobreza ou extrema pobreza. Voltando a esse perfil a família pode solicitar novamente a atualização cadastral para tentar ter o benefício concedido novamente.

Retorno Garantido ao Bolsa Família

Outra opção para voltar a receber é se a família fez anteriormente o Desligamento Voluntário. Ainda assim, a família precisa se encaixar no perfil acima citado. O beneficiário que fez desligamento voluntário do Bolsa Família pode voltar a receber o benefício, caso necessite. Para isso a família precisa apenas atualizar o cadastro com a nova renda e se encaixando no perfil para recebimento já volta automaticamente. Porém só famílias que fizeram Desligamento Voluntário do Bolsa Família se encaixam na regra do Retorno Garantido. Além disso, a regra só vale para famílias que voltem a solicitar o benefício em 36 meses após o desligamento. Passando esse prazo, a família volta a enfrentar uma nova fila de concessão.

Reversão de Cancelamento e Desbloqueio

Existem casos também que a família deixou de receber temporariamente devido diversos fatores. Nesse caso a família pode ainda necessitar do benefício, mas por ter descumprido alguma condicionalidade, deixado de informar algo no cadastro ou deixado de atualizar, o benefício foi bloqueado ou cancelado. Especificamente nesses casos o Responsável Familiar pode solicitar a reversão do cancelamento ou desbloqueio do benefício. Entretanto, a Gestão Municipal irá analisar conforme as regras do programa e orientações do governo federal se a família se encaixa para voltar a receber o benefício.

Fila de concessão do Bolsa Família

O Bolsa Família possui uma fila de concessão a nível nacional. Isso significa que se uma família no município de Campina Grande (PB) deixa de receber o benefício, outra família de um município como Paulo Afonso (BA) pode entrar no programa.
Antigamente a fila era municipal, porém essa mudança agora possibilita o foco maior em famílias de baixa renda seja de qualquer lugar do Brasil. As famílias que por acaso perderam seu benefício por cancelamento e principalmente por motivos de fiscalização, recebimento indevido ou tentativa de fraude, tendem a demorar mais para voltar a receber. Essa não é uma regra, mas na prática do dia-a-dia é o que acontece.

Posso voltar a receber Bolsa Família?
5 (100%) 1 vote[s]

Deixe um comentário