Pular para o conteúdo

CAIXA encerra empréstimo consignado do Auxílio Brasil

Caixa encerra empréstimo consignado, medida foi anunciada hoje (24/02/2023).

O anúncio afeta os beneficiários do Auxílio Brasil que pensavam em contratar o empréstimo. O programa de crédito estava suspendo temporariamente desde o dia 12 de janeiro. Agora, a suspensão é definitiva.

Caixa encerra empréstimo consignado do Auxílio Brasil

A opção que a Caixa dava de empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil encerrou. A medida anunciada pela Caixa já vinha sendo cogitada, visto que o produto gerou críticas e um possível endividamento da classe mais vulnerável que aderiu ao produto.

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil funciona como um desconto em folha. O valor da parcela do empréstimo é descontado no valor do benefício.

O valor consignado pode ser de até 40% do valor do benefício. Entretanto, no início o ano o Presidente Lula alterou uma medida provisória visando que esse desconto seja de apenas 5% do valor do benefício.

Contratos de empréstimo consignado já realizados

Mesmo com o anúncio que a Caixa encerra empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil, os contratos já realizados irão continuar da mesma forma.

O pagamento das parcelas deve ser descontado de forma automática no valor da parcela mensal do benefício. Por isso a família deve ficar atenta, pois se aderiu o empréstimo deve receber um valor inferior ao que a família tem direito.

Entretanto, uma novidade é que os beneficiários que aderiram ao empréstimo consignado do Auxílio Brasil irão participar do programa “Desenrola Brasil”, que será lançado em breve e visa diminuir o endividamento dos brasileiros.

Outras 11 instituições financeiras ainda ofertam o empréstimo

Embora o anúncio que a Caixa encerra empréstimo consignado do Auxílio Brasil, existem cerca de outras onze instituições financeiras credenciadas pelo Governo Federal para ofertar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Cada banco oferta o produto com suas taxas de juros.

O Governo Federal e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) não se responsabilizam pelos beneficiários que aderem ao empréstimo consignado vinculado ao Auxílio Brasil.

A escolha é dos beneficiários e é importante sempre lembrar que o empréstimo compromete parte da renda família.

Leia Mais

 

Comentários