Pode retirar o marido do cadastro? Fique sabendo agora!

Para saber se pode retirar o marido do cadastro, primeiramente temos que entender algumas coisas. O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal foi criado com o intuito de conhecer a realidade sócio-econômica das famílias brasileiras. E dentro do Cadastro Único um fator importante é a estrutura familiar. A estrutura familiar é basicamente a quantidade de pessoas que existem no cadastro. Baseado nesse conceito, vamos ao longo desse artigo responder a dúvida comum de muitas mulheres: Pode retirar o marido do cadastro?

Bom, como falei acima, a estrutura familiar reflete a composição da família, quantos membros ela têm e que residem naquele domicílio. Essa informação deve ser prestada exclusivamente pelo Responsável Familiar e deve ser condizente com a realidade para que o Governo possa saber quem têm direto a receber o Bolsa Família. Sendo assim, caso a responsável familiar (mulher) tenha um marido, ela deve colocar ele no cadastro juntamente com os filhos e aqueles que dividem a mesma renda e fazem parte do mesmo domicílio constituindo uma família.

retirar-o-marido-do-cadastro

Vamos compreender alguns detalhes do Cadastro Único e suas implicações referentes a prestação de informações

Cadastro Único deve refletir a realidade da família

Essa é uma exigência importantíssima para que o Governo conheça as famílias. O Cadastro Único deve refletir a realidade da família, assim qualquer membro da família que resida no mesmo domicílio e compartilhe da mesma renda ou das despesas, deve ser cadastrado. Essa é uma determinação da legislação do Bolsa Família.

O RF não pode mentir ou esconder informações

O Responsável Familiar (RF) deve prestar todas as informações ao entrevistador sem omitir ou mentir a respeito de qualquer detalhe relacionado ao cadastro. Qualquer informação inverídica pode trazer prejuízos para a família, como a devolução do dinheiro ou responder civil e criminalmente.

Agora vamos responder a dúvida de muitas pessoas e que são comuns em boa parte do Brasil. Pode retirar o marido do cadastro? Fique sabendo agora!

Pode retirar o marido do cadastro?

O Cadastro Único deve refletir a realidade da família, e isso não é uma questão de escolha — é uma determinação da legislação. Se o RF mentir ou esconder informações do entrevistador, ele poderá responder civil e criminalmente por isso. Se receber algum benefício indevidamente, poderá ser obrigado a devolver o valor.

Como podemos perceber, a Responsável Familiar não pode chegar e retirar o marido do cadastro simplesmente porque quer esconder a renda que ele recebe ou por não achar necessário a inclusão dele no cadastro, achando que assim irá aumentar o valor do Bolsa Família. Retirar o marido do cadastro deve ocorrer apenas por motivo de óbito ou caso ele não resida mais com a família e esteja morando em outro domicílio ou até mesmo em outra cidade.

Pode retirar o marido do cadastro? Fique sabendo agora!
2 (40%) 3 votes

25 thoughts on “Pode retirar o marido do cadastro? Fique sabendo agora!”

  • Quero tirar meu ex companheiro do bolsa família,ele não mora mais na minha casa à dois anos que nos separamos, não éramos casados em papel só veviamos juntos, é necessário a apresentação de algun documento que comprove a nossa separação?

  • boa tarde alguem pode me responder como fazer para tira minha filha do bolca familia ela ta com 16 anos e nao quer estudar mais vai pra escola quando quer tou sendo prejudicada direto bloqueia suspende por ela nao quer estudar mais como fasso pra retirar ela do cadastro do bolca familia ela tambem nao mora mais com migo tb

  • Olá o meu bolsa esta bloqueado a 3 meses e falaram q e pq minha renda e alta (salario do meu marido)ais recebi um único mês e bloquearam nossa remda não aumentou oque ocorreu foi. Q no mês seguinte venho junto ao salario dele o restante das ferias do ano passado.. Será este o motivo q bloqueou o bolsa e oque Fasso para desbloquear pois a renda continua. A msma exeto daquele mês

  • Olá meu nome está incluso no bolsa família da minha ex cunhada nunca morei com ela e ela está recebendo faz tempo ja falei pra ela retira o meu nome do cadastro dela e ela não tira o q faço da pra mim msm ir no cras e pedir pra eles tirarem o meu nome do cadastro dela?

  • Eu quero saber se posso tirar o meu esposo pq eu so sou junta com ele e nao casada no civil.tenho um filho mais nao e com ele. Tenho pode tirar ele ou nao? Aguardando reposta.

  • Estou necessitando retirar meu nome que está incluso no bolsa família da minha irmã quando eu morava com ela.pois estou correndo atrás de um benefício.

  • Olá boa noite meu nome é caroline, meu ex-marido fez o bolsa família e mim incluio sem eu saber , mas ainda estavamos juntos, mas estamos separados e eu quero retirar meu nome e o de meu filho para fazer meu benefício, o que devo fazer ?
    Agradeço desde já, aguardando resposta .

  • O meu está bloqueado por causa do meu ex marido que está fichado.Estamos na justiça pra se divorcia e até sair o divórcio vou ficar sem receber pois a pessoa que me atendeu falou que só pode tirar o nome dele com a certidão de divórcio.

  • Eu quero saber como eu saio do bolsa familia da minha mãe se ela nao quer me tirar e eu nao.moro cm ela ja sou maior de idade e ja conversei varias vezes para me tirar e nao me tira. Como posso resolver isso

  • Meu esposo faleceu agora fiko eu e minha filha o valor k eu recebia vai diminuir,pois eu era dependente dele pra tdo ainda não consegui a pensão por morte

  • me separei,mais eu nao era casada só morava junto e agora quero tirar o nome do pai do meu filho do bolsa,porque ele trabalha e não estamos mais juntos,oque eu faço?????

  • Eu morava em Santo António do içar e agora to morando em Manaus com meus filhos e não sei a onde ir para fazer tranferensia e falaram que vai corta mais eu queria saber si ja ta bloqueado e não sei como ver.

  • Olá eu sou separado tenho a guarda legal do meu filho mais a mãe deli pegou certidão carteira de vacinação histórico para cadastrar isso é possível sendo que eu sou o tutor Deli?

Deixe um comentário