Qual o valor do meu Bolsa Família?

Um das perguntas mais frequentes feita pelos beneficiários do Bolsa Família é Qual o valor do meu Bolsa Família? Você que trabalha no setor do bolsa família em algum município do Brasil ou que conhece algum beneficiário, já deve ter escutado ele fazer essa pergunta. Parece até ser uma das maiores dúvidas e muitas vezes dá a impressão que não existe informação suficiente sobre o assunto, porém é aí que muitos se enganam. O Bolsa Família é o programa do Governo Federal que apresenta mais informações disponíveis, seja ela em papel ou digital. O maior problema é que muitas pessoas não buscam essas informações ou não ligam muito pra a informação.

Entretanto, se esse era o problema, encontrar informação, o Blog Consulta Bolsa Família irá resolver o seu problema. Aprenda agora como é o calculo do benefício e qual o valor do seu Bolsa Família.

bolsa-familia-valor

Qual o valor do meu Bolsa Família?

O valor do benefício do bolsa família varia de acordo com a estrutura familiar e com a renda per capita da família que é informada na entrevista do Cadastro Único. Como sabemos, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é a principal ferramenta do governo para cadastramento das famílias de baixa renda e para identificação da realidade sócio-econômica dessas famílias. É por isso que toda e qualquer informação prestada na entrevista do Cadastro Único que é feita pelos entrevistadores do Bolsa Família, deve ser verdadeira e sem omissões. A partir dessas informações é possível saber qual o valor do seu Bolsa Família.

Estrutura Familiar

Como falei anteriormente, o valor do benefício também depende da estrutura familiar. A quantidade de pessoas na família e a idade delas, bem como se elas frequentam a escola, são condições para o recebimento do benefício.
Isso porque as famílias precisam está dentro do perfil que o programa exige e as condicionalidades de educação e saúde são pilares do programa e fazem parte das exigências para participar do Bolsa Família.

Renda per Capita

Outro fator chave e determinante do recebimento ou não do Bolsa Família é a renda per capita da família. A renda também informada no Cadastro Único, é um determinante se a família terá ou não direito a receber o Bolsa Família.

Vamos entender isso logo abaixo:

O programa Bolsa Família tem 4 tipos de benefícios

tipos de beneficio - bolsa familia

O Benefício Variável apresenta outros dois tipos específicos:

Benefício Variável à Gestante: este benefício é pago em nove parcelas às famílias que tenham gestantes identificadas pelo Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde.

Benefício Variável Nutriz: este benefício é pago em seis parcelas às famílias que tenham crianças de 0 a 6 meses de idade identificadas no Cadastro Único.

A partir desse quadro, podemos compreender melhor os benefícios que compõem o benefício Bolsa Família e assim compreender o porque algumas famílias mesmo tendo a quantidade de integrantes igual, recebe valores diferentes.

Para entender melhor, vamos nos deter ao exemplo abaixo:

Uma família composta por 5 pessoas e com renda per capita de R$ 77,00

– 2 Adultos (Pai e Mãe – sendo a mãe a responsável familiar)

– 2 Crianças (Uma com 12 anos e outra com 10 anos) – Frequentando a escola.

– 1 Jovem (Adolescente com idade de 17 anos) – Frequentando a escola

A família nesse caso terá direito a receber os seguintes benefícios:

  • Benefício Básico
  • 2 Benefício Variável
  • 1 Benefício Variável Jovem

Assim, a pergunta: Qual o valor do meu Bolsa Família? Ganha a seguinte reposta:

valores

Depois desse exemplo, ficou mais fácil compreender qual o valor do seu benefício e responder a pergunta tão comum: Qual o valor do meu Bolsa Família?

Fernando Felix
Bolsa Família

23 Comentários

  • Rayza

    se eu tenho um bebe de 1 ano , e eu no cadastro , quanto é meu beneficio ?

  • william marcos

    meu pai é aposentado com benefício mínimo, ele tem direito ao bolsa família?

    • Carlos

      Minha mãe recebe salário mínimo aposentadoria e Cuida uma neta cuja guarda e dela e está criança estuda ela pode receber bolsa família

  • sintia

    Se uma pessoa trabalha de carteira assinada porém o valor do salário é um pouco a mais do salário mínimo mas é um adulto e uma criança de 8 ano tem direito ao bolsa família?

  • flaviane ramos de almeida

    meu pai e aposentado recebe salario minimo ele tem direito ao bolsa família sendo que tem uma filha e minha mãe mais as duas não tem beneficio nenhum . se poder tirar minha duvida agradeço.

  • rozilane tamiris ribeiro da silva

    eu e minha filha e so tiro 35 reais e moro em area de risco muita gente tira mas minha renda e de menos de 150 e eu tirava 172 saio baichando pedirao pra fazer recadastramento e so to tirando os 35 reais aonde ñ da nem pra um gas

  • Bruna

    Tenho uma uma filha deficiente de dois anos e eu eo meu marido estamos desenpregado e eu so recebo 39 reais o que eu fasso

    • mel machado

      Arruma um serviço e vai trabalhar.

  • Sophia

    Tenho duas filhas uma têm 4anos e a outra tem 4mes

  • Sophia

    Tenho duas filhas uma têm 4anos e a outra tem 4mes qual é o meu benefício.

  • Maiara Neves dos santos

    Como eu faço pra receber os atrasado do meu bolsa família

  • Maria dos Remedios de souza Rodrigues Silva

    Meu beneficio era no valor De 300,0 e esta com dois meses que esta vindo 166,0 por que que caiu tanto o valor eu tenho dois filhos de 9 e de 4anos e estou desempregada e meu esposo É autonomo

  • Fabiana Martins

    Eu moro de favor na casa de uma amiga por causa dos meus 4 filhos que eu tenho não tenho nenhuma renda familiar e o pai da criança não dá nada.. Meu pai de vez e quando me ajuda quando pode gostaria de saber qto devo receber o benefício pra me ajudar com meus filhos?

    • mel machado

      Querida você já não paga aluguel…coloca os pais dessas crianças no pau cria coragem e arruma um emprego nem que seja de faxineira…na hora de fazer você soube…agora quer cobrar o governo.

  • Diana

    Sou viúva estou desempregada. Tenho uma filha de 9 anos, minha pensão alimentícia é de 1 salário. Tenho direito ao bolsa família?

    • mel machado

      Não

  • sofia claudia

    Gostaria de tira uma duvida mora eu e meus tres filhos eu fis um cadrasto pra mim e foi lirberado meu beneficio e de 117reais eu to achado errado

  • Reinaldo de Jesus Cerqueira meyer

    Eu ganho 1150.00 e a minha filha. Tem transtorno bipolar eu tenho muito gasto com ela remédio os médico pisicologa pisiquiatra não vai mais te pelo SUS vou te que paga as consulta e cortaram o bolsa família e o loas alegando que eu ganho acima da renda

  • cintia

    Tenho 22 anos tenho uma filha de 5anos e outra de 1 ano , a minha renda per capita é de 166,00 , quantos vou receber ?

  • marcelo ferraz martins

    tenho 59 anos, 3 filhos, 1 de 10 anos outro de 11 anos e um de 2 anos, sou aposentado por tempo de serviço, com 1 salario minimo, tirei um emprstimo e recebo R$620,00 por mes, nao pago aluguel, 0s 2 estudam e minha mulher faz faculdade de direito ( ganhou a bolsa), estou desempregado e vivo no maior sufoco, eu tenho algum direito de ajuda até minha esposa formar daqui a 2 anos.

  • Rosemeire

    Tenho dois filhos na escola pago aluguel e não trabalho e recebo só 163 por que

  • Adriana Pereira

    eu recebo o Bolsa Família e a minha tia está tentando dar entrada na minha aposentadoria. Mas tive que excluir o nome do meu esposo que estava incluído comigo o Bolsa Família. Será que eu já estou fora do cadastro do Bolsa Família?

  • Karolina Valencio

    Eu tenho o cartão e como posso saber o valor do meu décimo terceiro do bolsa familia

Comentários