Mensagem do Bolsa Família no APP

Ao consultar o benefício no Aplicativo, o Responsável Familiar recebe uma Mensagem do Bolsa Família que muitas vezes contém informações importantes. Entretanto, a maioria das pessoas não consegue compreender o conteúdo da mensagem.

Mensagem do Bolsa Família – Atenção

A mensagem do Bolsa Família – Atenção aparece no Aplicativo do Bolsa Família. Logo ao consultar o benefício no app, a família recebe tais informações caso o benefício esteja bloqueado ou cancelado.

Mensagem com data limite de atualização

Em alguns casos a mensagem mostra a data limite que a família tem para atualizar o cadastro. Essa data é conforme o cronograma de atualização do processo de Atualização Cadastral 2019. A Atualização Cadastral 2019 envolve os processos de Revisão e Averiguação Cadastral com prazos determinados para as famílias atualizarem seus cadastros.

Código do Motivo

A mensagem também apresenta o código do motivo de bloqueio ou cancelamento. Dessa forma os motivos podem ser facilmente identificados pela gestão municipal. Ainda assim, o governo já detalha na mensagem o motivo que causou aquele efeito no benefício.

Prazo para regularizar o cadastro

O governo também informa através das mensagens o prazo para atualizar o Cadastro Único. Esse prazo precisa ser cumprido pelas famílias. Caso a família não cumpra o prazo estabelecido terá problemas que irão repercutir diretamente no benefício.

A atualização cadastral é o primeiro passo para a família ter as informações qualificadas. O Cadastro Único atualizado faz com que o governo federal e a gestão municipal conheçam a realidade da família. Assim, os procedimentos podem ser executados para que a família volte a receber.

Nas mensagens já existe a orientação para atualizar o cadastro e inclusive informar o que está divergente. Na maioria dos casos a divergência se refere a alguns dos seguintes motivos:

  • Criança Não Localizada
  • Descumprimento de Condicionalidades
  • Renda Familiar não declarada
  • Falta de Atualização Cadastral

Orientação para maiores informações

A mensagem também orienta a família a procurar maiores informações, em caso de dúvidas. O contato pode ser feito através do telefone do Ministério da Cidadania 121 ou procurando a Gestão do Cadastro Único e Bolsa Família do seu município. Em alguns casos a mensagem já orienta a falar diretamente com o gestor do Programa Bolsa Família para maiores detalhes.

Deixe um comentário