Nos últimos dias surgiu um boato a respeito de um reajuste do Bolsa Família e que diversas famílias estariam recebendo valores retroativos referentes ao programa. Cuidado, boato sobre reajuste do Bolsa Família e valores acumulados é falso e anda circulando em diversos meios de comunicação e nas redes sociais.
Saiba como esse boato chegou a tantas pessoas e ainda deixou centenas de pessoas em filas nas agências da Caixa.
Boato sobre reajuste do Bolsa Família circulou no Whatsapp
O principal local onde esse boato circulou e ainda circula é no Whatsapp. Diversas pessoas estão compartilhando um áudio de uma beneficiária que teria dito que uma conhecida recebeu valores altos referentes ao programa. O boato estava acompanhando de imagens do Portal da Transparência e também estavam sendo divulgadas em redes sociais.
Mas que imagens são essas e o que é o Portal da Transparência?
Imagens do Portal da Transparência
O Portal da Transparência é um portal de acesso público onde podemos encontrar informações sobre transferências de recursos para Municípios, Estados, municípios, pessoas jurídicas e feitas ao exterior ou diretamente a pessoas físicas. As pessoas que espalharam o boato sobre reajuste do Bolsa Família utilizaram o Portal da Transferência de forma errada.
No portal é possível consultar, por exemplo, sobre a transferência de recursos do governo federal para pessoas físicas. Nesse caso essa transferência ocorre por meio de programas como o Bolsa Família. Como podemos ver a seguir, é possível consultar todas as transferências que já foram feitas de valores referentes ao Bolsa Família para qualquer beneficiário do Brasil durante o ano.
O valor total do ano soma o total recebido pela família naquele ano. Isso significa que a família recebeu todo mês o seu benefício e a soma de cada mês recebido durante o ano chegou a esse valor total. E a falta de compreensão dessa simples informação levou muita gente a acreditar no boato.
Caixa Informa
Em muitos municípios onde o boato sobre reajuste do Bolsa Família se espalha a Caixa Econômica já está tomando providências e colocando alguns informes como esse abaixo:
Além disso, a própria Caixa está informando aos gestores municipais do PBF e juntamente com eles orientando as famílias com esclarecimentos sobre o boato.
Busque sempre informação no lugar certo
Esse não é o primeiro boato que surge sobre o Programa Bolsa Família, por isso orientamos todas as família a sempre procurarem os locais e canais corretos para obter informações.
A Caixa Econômica Federal, as Gestões Municipais do Cadastro Único/Bolsa Família e próprio MDSA (0800 707 2003) são os principais e únicos canais para esclarecimentos desse tipo.
Sempre que tiver dúvidas procure esses canais de informação e tudo será resolvido da melhor maneira.
nada a ver essa imformaçao o valor nao bate com oque foi pago o ano todo
Niuglecio essa informação é do portal da transparência do governo federal e em todos os casos bate com os valores recebidos.
Bate sim, e é possível ver detalhado mes a mes. o que acontece e que o portal da transferência demora a se atualizar. os repasses puxados hoje por exemplo, são de janeiro a setembro. por isso não batem.
complementando… quando forem fazer a pesquisa não façam por nome e sim por NIS. esse cadastro e nacional e nis todo mundo tem. nomes comuns mesmo com nome e sobrenome tem as centenas. pelo NIS, voce garante que é o extrato do seu beneficio.
O que o rapaz a cima falou é verdade, o valor mostrado no portal da transparência não “bate” com o que as pessoas recebem
Bate sim, e é possível ver detalhado mes a mes. o que acontece e que o portal da transferência demora a se atualizar. os repasses puxados hoje por exemplo, são de janeiro a setembro. por isso não batem.
Verdade não bate mesmo minha amiga ganhar 38,00 reais e está lá para ela 158,00 por isso que eu ñ estou entendendo
Não bate mesmo minha irmã ganha 78 reais,e lá tem um valor de 654 reais
654 sao valores somados durantes os mes recebidos anteriormente.
De janeiro a junho o beneficio por criança era 35 reais. A partir de julho passou a ser 39 reais. Você levou isso em conta?
Jaqueline,
tem que levar em consideração o reajuste dos valores e o período que ela recebeu.
Os Valores que constam são de Janeiro a Setembro, levando em conta também que houve reajuste no mês de julho. O valor pago hoje pelo programa não é o mesmo valor que foi pago em janeiro. Se fizerem a conta somando o valor pago hoje como se fosse pago desde janeiro, nunca vai bater.