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O que é o Consulta Cidadão? – Cadastro Único

O Governo Federal lançou ontem dia 03 de Maio a nova ferramenta chamada Consulta Cidadão. Com essa nova ferramenta os beneficiários de políticas sociais poderão consultar suas informações cadastrais na internet. Conheça o Consulta Cidadão:

O que é o Consulta Cidadão?

O Consulta Cidadão é um site que possibilita verificar se a pessoa está cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, obtendo os dados informados no Cadastro Único, como também um comprovante de cadastramento.

Qual o site do Consulta Cidadão?

É possível acessar o Consultar Cidadão através do site http://www.mds.gov.br/consultacidadao

Como faço para consultar meus dados?

Para a consulta dos dados é muito simples. Você só precisa informar o seu NOME, sua DATA DE NASCIMENTO, NOME DA MÃE, seu ESTADO e sua CIDADE, além de marcar a opção NÃO SOU UM ROBÔ. Com esses dados você já pode EMITIR e verifica a resposta da sua consulta. Veja a imagem abaixo para compreender mehor:

Ao marcar NÃO SOU UM ROBÔ poderá aparecer uma pequena tela complementar exigindo que você marque alguma imagem solicitada. Se novas imagens aparecerem com o mesmo objeto, clique nelas também. Quando não houver imagens restantes, clique em CONFIRMAR.

Após fazer a consulta podem aparecer duas opções de resposta:

1 – Seus dados não foram localizados no sistema. Isso pode ocorrer caso você tenha digitado algum dado errado. Verifique os dados preenchidos e tente novamente fazer a consulta. Lembrando que os dados informados devem ser iguais aos dados informados no Cadastro Único.

2 – O sistema localiza a pessoa informada e exibe os dados registrados no Cadastro Único. Inicialmente são apresentadas as seguintes informações: Número de Identificação Social (NIS), Nome, Sexo, Data de Nascimento, Nome da Mãe, Município e Unidade da Federação (UF) que a pessoa fez a consulta.

Com as informações apresentadas a pessoa pode clicar na Impressora para imprimir os dados. Será gerado um Comprovante de Cadastro que poderá ser validado (no próprio site).

Quais dados são exibidos no Comprovante de Cadastramento?

1) No cabeçalho:
  • Brasão da República utilizado em documentos oficiais do governo;
  • Identificação do órgão: Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário;
  • Identificação da Secretaria: Secretaria Nacional de Renda de Cidadania;
  • Indicativo “Comprovante de Cadastramento”; e
  • Mensagem: “Sua família está cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo
    Federal! ”.
2) Informações da pessoa que realizou a consulta e de sua família:
  • Identificação do nome da pessoa que fez a consulta
  • O NIS da pessoa que fez a consulta;
  • Data de nascimento da pessoa que fez a consulta;
  • Nome da mãe da pessoa que fez a consulta;
  • Data de cadastramento da família no Cadastro Único;
  • Município e UF onde a pessoa/família está cadastrada;
  • Data da última atualização cadastral da família;
  • Faixa de renda familiar total; Faixa de renda familiar por pessoa (per capita);
  • O nome completo de cada um dos integrantes da família;
  • A data de nascimento de cada um dos integrantes da família;
  • O NIS de cada um dos integrantes da família; e
  • Identificação do Responsável Familiar, bem como a relação de parentesco com o Responsável Familiar de cada um dos integrantes da família.
3) Em OBSERVAÇÕES, há um quadro com as seguintes informações:
  • A autenticidade poderá ser confirmada no site do MDSA (www.mds.gov.br), informando a chave de MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E AGRÁRIO Secretaria Nacional de Renda de Cidadania
  • A chave de segurança, que é um conjunto de caracteres alfanuméricos (formados por letras e
    números), subdividido em quatro conjuntos de quatro caracteres alfanuméricos, separados por
    ponto;
  • A hora e o dia da consulta; e
  • A mensagem: “Esse comprovante contém informações do Sistema de Cadastro Único de ….”,
    vinculada a referência do mês disponibilizado e ano.

Cada comprovante emitido reflete as informações registradas na base de dados do Cadastro Único do mês informado nessa mensagem. Normalmente, os comprovantes vão se referir a informações do Cadastro Único de cerca de 45 dias anteriores em relação à data em que foram gerados. Por essa razão, pessoas ou famílias que se cadastraram recentemente podem não ter seus dados localizados.

Como validar meu comprovante de cadastramento?

É possível validar o comprovamente de cadastramento gerado através do Código QR que aparece ao lado dentro do Comprovante de Cadastramento. Para isso é necessário usar um celular que tenha um leitor de código qr instalado. Outra opção é validar através do Menu Validar e inserindo a chave de segurança fornecida também no Comprovamente de Cadastramento.

Qual o objetivo do Consulta Cidadão?

O Consulta Cidadão tem como principal objetivo facilitar a vida dos usuários das políticas sociais permitindo o acesso rápido as informações inseridas no Cadastro Único. Essas informações são importantes caso a família queira utilizar os dados para participar de algum programa ou benefício social. A ideia do Governo é que o Consulta Cidadão ajude a diminuir as filas de atendimento nos postos do Cadastro Único e Bolsa Família, já que muitas pessoas procuram o setor apenas para obter o NIS ou outros dados para utilizarem nos mais diversos programas.

Comprovante de Cadastramento do Consulta Cidadão

O Comprovante de Cadastramento obtido no site do Consulta Cidadão é uma padronização que o MDSA criou para facilitar o trabalho das gestões municipais do PBF. Esse Comprovante de Cadastramento passa a ser válido em todo o Brasil e evita que alguns municípios continuem fornecendo diversos modelos do documento sem um padrão válido.

Gostou dessa nova ferramenta? Quer consultar seus dados do Cadastro Único? Então acesse o Consulta Cidadão

1 comentário em “O que é o Consulta Cidadão? – Cadastro Único”

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