O Presidente Lula afirmou que o Bolsa Família exigirá a vacinação de crianças como regra para a família receber o benefício.
A exigência na verdade não é uma novidade. O Programa Bolsa Família desde seu início já exigia algumas condições para a família receber o benefício, dentre elas, a vacinação das crianças em dia.
Vacinação de crianças será obrigatório para receber Bolsa Família
Durante inauguração do Super Centro Carioca de Saúde, na manhã de hoje (06/02), o presidente Lula afirmou que tanto a vacinação de crianças como a frequência nas escolas será obrigatória para o Responsável Familiar receber o valor do benefício destinado a família.
A obrigatoriedade na verdade é uma condicionalidade que já existia no Programa Bolsa Família e deve ser colocada em prática novamente. O atual governo criticou o negacionismo existente quanto a aplicação de vacinas na população.
Volta das Condicionalidades de Saúde e Educação
Um grande avanço é a volta das condicionalidades que exige que crianças de até 6 anos de idade tenham o calendário de vacinas em dia. Como também, exige que crianças estejam matriculadas e frequentando a escola.
As condicionalidades da área de saúde e educação tinha deixado de ser uma exigência agora em 2021 com a mudança para Auxílio Brasil pelo governo Bolsonaro.
Adicional de R$ 150 para famílias com crianças de até 6 anos
As famílias beneficiárias do Bolsa Família que possuem na sua composição uma criança de até 6 anos de idade, devem receber um acréscimo de R$ 150 no valor do benefício. O benefício extra deve colaborar com a redução da insegurança alimentar.
Reversão de mudanças feitas pelo governo anterior
O novo governo ainda não reverteu algumas das mudanças realizadas pelo governo Bolsonaro. As alterações realizadas para criação do Auxílio Brasil devem ser revogadas e algumas delas passar por importantes alterações.
A exigência de condicionalidades é uma das principais mudanças, visto que desde o Auxílio Brasil algumas regras foram deixadas de lado. A partir de agora, o Bolsa Família exigirá vacinação de crianças como uma das principais regras para recebimento do benefício.
A volta da vacinação obrigatória faz parte da política de fortalecimento do SUS e das campanhas de vacinação. A volta do Zé Gotinha deve apontar para grandes campanhas de vacinação a nível nacional.
Leia Mais
- Quais as condicionalidades de saúde do Bolsa Família?
- Auxílio Brasil volta a se chamar Bolsa Família: Veja o que muda!