O que é o chamado MDS Bolsa Família?

O MDS Bolsa Família, como é conhecido por diversas pessoas, é o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), órgão do governo federal que coordena o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família.

Então por qual motivo falam MDS Bolsa Família?

Primeiramente precisamos entender que o MDS é o ministério que coordena as políticas nacionais de desenvolvimento social, de segurança alimentar e nutricional, de assistência social e de renda de cidadania no país. O MDS também é o órgão gestor do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS). O FNAS é o principal recurso voltado para a assistência social e transfere recursos de fundo a fundo para os municípios.

O MDS Bolsa Família é chamado assim por alguns integrantes da política de assistência social e até mesmo beneficiários, os quais vinculam diretamente o MDS ao Bolsa Família, principalmente na hora de ligar para a Central de Atendimento do MDS e falar com os técnicos do Cadastro Único e Bolsa Família.

Quais programas o MDS oferta?

O MDS controla diversos programas e benefícios sociais, principalmente devido os diversos programas vinculados ao Cadastro Único que são mais de 20 benefícios e programas. Alguns dos outros serviços ofertados pelo MDS são o Programa Cisternas, Programa Criança Feliz e até mesmo o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família.

Existem também diversas políticas públicas que funcionam através do Ministério do Desenvolvimento Social. Dentre elas, a Política de Assistência Social que tem como base o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que é dividido em Proteção Social Básica e Especial. Cada tipo de proteção oferta serviços e programas voltados para o enfretamento e combate as vulnerabilidades sociais.

Quais os canais de contato do MDS?

O MDS possui diversos canais de contato para a população e para os integrantes da política nacional de assistência social.
Veja os contatos do MDS:
Site Oficial – www.mds.gov.br
Ouvidoria


O que é o chamado MDS Bolsa Família?
Rate this post

Deixe um comentário