Pular para o conteúdo

Programa Renda Cidadã pode não sair até Janeiro

Depois de muitas reviravoltas no cenário político, o Renda Cidadã pode não sair até Janeiro. O Governo Federal precisa articular uma forma do novo programa ser aprovado até o final do ano, entretanto, a agenda do Congresso sofreu grandes mudanças com a nova data das Eleições Municipais.

Programa Renda Cidadã pode não sair

Segundo o Barômetro do Poder, uma iniciativa do InfoMoney que compila todo mês as expectativas das principais consultorias de análise de risco político e analistas independentes, as chances de o Programa Renda Cidadã sair até Janeiro são baixas.

renda cidadão pode não sair
Renda Cidadã

Cerca de 53% dos analistas acreditam que a chance do programa sair do papel até o mês de Janeiro é baixa. Os principais motivos foram a esfriada que as eleições municipais provocaram no ritmo dos trabalhos dentro do parlamento e a antecipação da disputa pela presidência da Câmara dos Deputados e do Senado.

Com isso, a pauta dos congressistas se volta para articulações políticas que envolvem a conquista da presidência. O próprio Governo Federal entra na disputa e fica com obstáculos para articular o novo programa.

O que deve acontecer em Janeiro com o Bolsa Família?

Caso o Renda Cidadã não seja aprovado até Janeiro, tudo indica que o Bolsa Família volte e as famílias beneficiárias do programa continuem recebendo o valor do Bolsa Família.

Ao longo dos meses devem surgir também novos contemplados pelo programa, visto as dificuldades financeiras que o país ainda enfrenta.

O Auxílio Emergencial pode continuar?

Quanto ao Auxílio Emergencial, ainda é um cenário muito incerto. Mas como última opção o Governo Federal pode pensar em continuar com o pagamento do Auxílio Emergencial durante um certo tempo, até que a pandemia acabe de vez.

O impacto com o fim do benefício do Auxílio pode gerar ainda um grave aprofundamento da crise, visto que nem todos os setores voltaram a todo vapor.

Leia Mais

Comentários