Quem precisa atualizar o cadastro do Bolsa Família?

Uma dúvida comum entre muitas pessoas é saber quem precisa atualizar o cadastro do Bolsa Família. O cadastro do Bolsa Família é na verdade o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e ele é usado em 18 programas sociais, dentre eles, o Bolsa Família.

E por isso, por questões de popularidade, o nome cadastro do Bolsa Família pegou juntamente com a frase “vou fazer meu Bolsa Família”. Embora o governo e quem trabalha na área tende mudar esses termos e informar que na verdade que o cadastro é o Cadastro Único e que ali está inserido o Bolsa Família, como também que as pessoas fazem o cadastro e dependendo do perfil e das exigências do programa elas têm direito ou não ao recebimento do Bolsa Família; a moda pegou.

atualizar-bolsa-familia

E como qualquer cadastro, o cadastro do Bolsa Família como é mais conhecido ou Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal precisa ser atualizado dentro dos prazos, como podemos ver nesse artigo que escrevi:

E cada família precisa atualizar de acordo com o prazo que lhe é dado ou caso exista a necessidade imediata de uma atualização. Vamos entender quem precisa atualizar o cadastro do Bolsa Família.

Famílias que receberam uma mensagem no extrato de pagamento

  • Seu benefício foi cancelado

As famílias que tiveram o benefício cancelado recebem uma mensagem no extrato de pagamento com a informação sobre o cancelamento e o motivo como também as medidas a serem tomadas. Esses cancelamentos podem ocorrer por motivos diferentes como Renda per capita maior que a permitida pelo programa ou Falta de atualização cadastral, além de outros motivos existentes.

A família nesses casos precisa procura o setor do Bolsa Família no município para atualizar o cadastro do Bolsa Família. As outras orientações são dadas pela gestão do Bolsa Família no município.

Família fora da regra para receber o benefício

Nesse caso a mensagem no extrato de pagamento mostra a data da última atualização e informações que a família esta fora da regra para recebimento do benefício. Ela deve se dirigir ao setor do Bolsa Família no município e buscar orientações.

Atualizar cadastro do Bolsa Família a cada no máximo 2 anos

O cadastro do Bolsa Família, o Cadastro Único, precisa ser atualizado a cada no máximo 2 anos. Então a família por mais que não tenha tido mudanças significativas nesse tempo, precisa atualizar o cadastro dentro do prazo máximo de 2 anos para ter as informações sempre atualizadas e refletindo a realidade familiar.

Saiba também o que é preciso para atualizar o cadastro do Bolsa Família.

Fernando Felix
Bolsa Família

36 Comentários

  • Roberta

    Atualizei meus dados eco meu sobrenome esta de cadada. Foi gerado um novo Nis E eu gostaria de saber quanto tempo passa para chegar o novo cartao.

    • Fernando Felix

      Roberta, o novo cartão se já solicitado pode levar algum tempo, creio que no máximo em 3 meses o cartão já estará em suas mãos. Mesmo assim, você poderá receber normalmente sem o cartão, para isso procure o Bolsa Família da sua cidade.

    • Fernando Felix

      Esse prazo será estipulado pela CAIXA. Porém pode levar na maioria das vezes cerca de até 3 meses

    • Fernando Felix

      Olá Roberta,

      o novo cartão deve chegar no prazo de no máximo 3 meses até sua residência. Caso esteja demorando muito, procure uma agência para obter informações.

      • maju

        tem como atualizar pela net?
        como faço não encontro nenhuma opção que faça atualização.

  • ana dos Santos de Souza

    o meu foi bloqueado mas eu fiz o cadastro mesmo assim. não esto recebendo des de fevereiro oque posso fazer

  • rita aparecida caetano

    meu benifício foi bloqueado pelo meu municipio por que eles resolveram aviriguar aminha situação financeira até ai tudo bem mas pior isso esta bloaqueado desde setembro toda vez que passo la eles me dão uma resposta diferente até hoje nada .porque então assistente social não sai fazer visitas nas casa para ver a situação de cada um isso resolveria a minha situação por que meus filhos estão em tratamento e eu desempregada não tenho dinheiro as vezes nem pra fazer um lanche com eles nas viagem para os hospitais e e ambulatório de joenvile é pra vê o quanto são solidários com os pobres.quanto menor o munícipio maior é a inregularidade.

    • Fernando Felix

      As averiguações devem ser feitas e toda informação deve ser levantada antes de qualquer bloqueio sem motivo concreto. Você poderá ter mais informações ligando para o MDS (0800 707 2003), pois o ministério poderá dizer por qual motivo seu benefício está bloqueado.

  • muriel

    Fiz o recadrastamento e o beneficio esta bloquiado,pq se eu atualizei no mes de maio de 2015????

  • janete

    ola gostaria de saber..é pq eu fiz o cadastro do bolsa familia e fui aprovada mas a mulher mndou eu voltar la pq será……………..

  • Andressa

    Fiz minha inscrição em março desse ano, até agora não recebi nada…só o desconto na luz…recebe os retroativos??

  • Janaina

    Oi meu nome e Janaína eu tenho 5 filhos mas só recebo de uma … A menor de 4 aninhos pq ? Era pra mim receber dos 5 não é?

  • carine

    Olá boa tarde
    minha mãe atualizou os dados a mais de 1 ano e mesmo assim o beneficio dela continua bloqueado e até hoje ela não recebe.
    Como devemos proceder e onde devemos ir pra que seja resolvido esse problema?

  • Neicir Filipovski

    Atualizei meus dados e meu beneficio foi bloqueado desde agosto, estou desempregada e tenho 2 filhas, nos vivemos da pensão q elas recebem q não eh muito, alguem pode me ajudar por favor?

  • maria cristina menezes nascimento

    porque eu foi excluída do meu beneficio bolsa famila,trabalhei quase 7 ano fichada nunca fui cortada da bolsa famila agora vai fazer um ano que nao recebo mais foi cotado.porque vou diz que e o sistema .Mora em Curaçá na Bahia. agora so desempregada ainda bem não pago aluguel mais estou vivendo de bico. Quero reposta,pode mim responder numero 16366894753-01

    • Fernando Felix

      Olá Maria Cristina,

      com a atualização e os processos de averiguação e revisão cadastral deve ter sido identificada só agora sua renda. Se a sua renda per capita estiver acima do permitido você não terá perfil para receber o benefício. No momento que você ficou desempregada já deveria procurar a sede do Cadastro Único/Bolsa Família para atualização cadastral informando a renda atual.

  • erica gouveia douetts

    Faço cadastro a 22anos sendo viuva com três filhos menores e eu tenho laudo de incapacidade e não consigo nada sou moradora de rio das ostras e a dona da minha casa recebe aluguel e ainda bolsa família como pode?

  • dinalva

    atualizei meu cadrasto em novembro e meu beneficio continua em aviguracao ai meu deus mim ajuda a ter um resposta boa q ja esteija liberado bgda

  • Sheila She

    Oi já recebo o bolsa família mas tive outro filho e ele já vai fazer um ano só que ele não é cadastrado oque faço
    Cuido dos dois sozinha

  • Renata Carvalho Da Silva

    eu já me atualizei o cadastro único pela primeira vez. Quero saber se eu estou na fila de espera de uma casa no programa minha casa minha vida

  • Fátima Moreira

    Tenho uma filha de dois anos e meio estou desempregada e meu marido não trabalha fichado pagamos aluguel e recebo so 35 reais de bolsa família todos que recebem o benefício e falo que recebo só isso se assustam e diz que isso tá errado também acho que tá errado o que eu faço? Posso pedir pra rever meu valor de benefício? Me ajude. Obrigado.

  • Laudicéia Maria dos santos

    Meu benefício foi bloqueado porque eu tinha carteira assinada hoje estou desempregada e ainda não consegui recadastrar o que devo fazer pra voltar a receber agora que mais preciso

  • luana

    Eu estou bloqueada desde novembro sendo que atualizei no mesmo mês de novembro aí quando voltei para falar lá no cras a mulher disse que não era pra ela ter realizado a atualização pq essa atualização e na casa da família agora vai saber quanto tempo demora

  • Valdirene dos Santos Reis

    O meu beneficio do Bolsa Familia foi cortado eu nao tenho renda o quer eu faço sera que eu posso fazer o cadrastro de novo

  • Leia

    Meu beneficio saiu em janeiro de 2017 , eu ja devo recadastrar ou nao?

  • Leia

    Minha bolsa familia foi liberada em janeiro de 2017, precisa eu recadastrar por agora ou nao?

  • Jaqueline

    Eu fiz o novo cadastro eu recebia 233 e esse mês foi receber só tinha 163 no cadastro a mulher não fez pergunta alguma só me perguntou o valor que recebia tenho duas crianças uma de 11 meses e de 6 anos e falei com ela e ela disse que cada crianças recebiam 39 cada

  • Maria

    Oi Boa tarde eu fiz meu bolsa família e ai Véio papel pra mim com nome da caixa e número nis eu quero saber ser pra vir meu cartão

  • Diana araujogo da Silva

    Meu cartão foi bloqueado. Mais já cadastrei ese ano.mais veio a mensagem mandando eu dizer corretamente a minha renda .mais eu vou no cras para atualizar as mensinas diz que não precisa poreque ja cadastrei ese ano o que fazer ??

    • Diana araujogo da Silva

      Mim de uma explicação por favor

  • Juliana

    Se eu não recadastrar o bolsa família oque acontece?

  • Jamilly

    Fiz o cadastro e com 40 dias veio o número do nis, mais quando vou acessar, diz “informação não encontrada para este nis” o qe qer dizer?

  • juliana

    gostaria de atualizar meu cadastro.Porem estou indo ao cras a mais de tres meses esta sem sistema e no recibo quando recebemos pede para atualizar o cadstro pois meu filho ja tem 3 meses e eu ainda estou como gestante. Nao sei o que fço se esta sem sistema mesmo ou se o povo ta me enganando no cras

  • Andreza Sousa Bandeira

    Fiz o meu bolsa família setembro de 2018 e foi liberado em dezembro quando chegou perto de eu receber em janeiro e de 2019 foi cancelado pediu para mim atualizar eu fiz a atualização queria saber quanto tempo levar para liberar e se vou receber os atrasados??

  • Juju

    Após a atualização do bolsa pode ter algum aumento?
    Outra coisa tenho dois filhos um de 5 anos e um de 2 anos eu só recebo R$82:00 esta correto esse valor?

  • Rosilene Rodrigues de lima dos Santos

    Eu fiz a atualização e e está constando que meu esposo está reçebendo um salário mínimo e eu entreguei carteira e nis lá no cras e o sistema a cusa esse salário sem fu ter

Comentários