O programa Bolsa Família terá décimo terceiro em 2019, segundo informações do Ministro das Cidades, Osmar Terra. O Ministério das Cidades a partir do governo Bolsonaro fica com a pasta que engloba o antigo Ministério do Desenvolvimento Social. Consequentemente, Osmar Terra será responsável por programas como o Bolsa Família. Lelo Coimbra será o secretário executivo da pasta do Desenvolvimento Social.
Bolsa Família terá Décimo Terceiro
Segundo o Ministro das Cidades, Osmar Terra, o Bolsa Família terá décimo terceiro a partir de 2019. Essa segundo ele é um dos desejos do presidente Jair Bolsonaro. O intuito é que as famílias beneficiárias possam receber esse décimo terceiro no final desse ano. Mas essa iniciativa irá custar aos cofres públicos cerca de 2,5 bilhões de reais.
Abono Natalino
O Abono Natalino é um acréscimo pago as famílias beneficiárias, porém não é um benefício do governo federal. Atualmente só existe o “Abono Natalino” que é uma iniciativa de alguns estados e serve como um complemento do benefício no final de ano, não sendo exatamente o valor total do benefício, mas sim uma parcela complementar.
No fim de 2018, apenas o Estado da Paraíba pagou o Abono Natalino as famílias beneficiárias. O Abono Natalino na Paraíba foi pago a cerca de 514.663 famílias. Como resultado, o abono natalino injetou cerca de 19,4 milhões na economia paraibana.
Criação do Décimo Terceiro do Bolsa Família
Como falamos em diversos outros artigos, até hoje não existe ainda o Décimo Terceiro do Bolsa Família, entretanto ao longo dos anos surgiram diversas propostas relacionadas a criar um décimo terceiro para o Bolsa Família. No entanto, nenhuma ganhou forma. Agora em 2019, o Ministro da Cidadania diz que irá cumprir promessa do décimo terceiro do Bolsa Família e para isso irá analisar o orçamento da pasta junto com secretário executivo Lelo Coimbra, responsável agora pelo Desenvolvimento Social.
Esse ano terá décimo terceiro do bolsa família?
Porque no meu calendário não tem o dia certo de saque