O que é a ID Jovem?

A Identidade Jovem (ID Jovem) é um documento que possibilita a jovens de baixa renda descontos ou a gratuidade em viagens interestaduais, além da gratuidade no Enem, pagamentos de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos.

Quem tem direito a ID Jovem?

A ID Jovem é destinada a jovens brasileiros de baixa renda que possuem entre 15 e 29 anos. Jovens pertencentes à famílias com renda mensal de até dois salários mínimos são considerados jovens com perfil de baixa renda. Entretanto, é necessário que esses jovens façam parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. E esse cadastro deve está atualizado.

Como faço para emitir a ID Jovem?

É muito fácil e simples emitir a ID Jovem, a qualquer momento e em qualquer lugar. Você pode emitir a Identidade Jovem por meio do site ID Jovem ou baixando o Aplicativo ID Jovem, na Google Play, na APP Store, ou na Windows Store.

Quais os principais benefícios da ID Jovem?

  • Desconto de 50% no valor das passagens interestaduais
  • Gratuidade nas passagens interestaduais
  • Pagamento de meia entrada em eventos artístico-culturais e esportivos (50% do valor cobrando no ingresso ao público em geral)

Esses são alguns dos benefícios que o Governo Federal disponibiliza para os jovens de famílias carentes que tem a Identidade Jovem.

Atenção: Quanto às passagens interestaduais, o número de vagas gratuitas é limitado a duas por veículo e o número de vagas com desconto de 50% é limitado é duas vagas. Esse benefício vale para ônibus, trem e embarcação.

Gratuidade no ENEM

Uma das formas de obter isenção na inscrição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é tendo a ID Jovem. Esse documento permite a inscrição no Enem com a solicitação para não pagar a taxa de inscrição.  Essa é uma das formas possíveis para se obter a isenção no exame.

Dúvidas frequentes:

Existem algumas dúvidas comuns para quem procura emitir a ID Jovem. Algumas delas resolvemos responder logo abaixo:

É preciso ser estudante para ter direito a ID Jovem?

Não existe a necessidade de ser estudante. É necessário apenas que o jovem se encaixe no perfil de baixa renda, tenha o Cadastro Único com o número do seu NIS e tenha entre 15 e 29 anos.

A ID Jovem é gratuita?

Sim. A Identidade Jovem é um documento gratuito e que pode ser emitido pelo site ou pelo APP.


O que é a ID Jovem?
Rate this post

Deixe um comentário