Milhares de pessoas estão apavoradas com o Coronavírus. E não poderiamos deixar de falar dos impactos do Coronavírus no Bolsa Família. Muitas coisas podem acontecer levando-se em consideração a grandiosidade do programa e a classificação do vírus como pandemia, o que restringe alguams atividades.
Diversos podem ser os impactos desse vírus na dinâmica do programa. Atividades como recebimento de pagamento nas agências, atualizações cadastrais e até mesmo prazos limite para evitar bloqueios e cancelamentos do benefício.
Porque o Bolsa Família poderá sofrer essas alterações?
O Governo Federal anda orientando que a população evite aglomerações principalmente em áreas onde já existem casos do novo coronavírus. E como o Bolsa Família é um programa que atende mais de 13 milhões de famílias, o número de pessoas que procura as sedes do programa para atualizar o Cadastro Único ou as agências bancárias para o recebimento do benefício é enorme. Com isso, é fundamental que algumas precauções sejam tomadas. Evitar lugares com muitas pessoas é fundamental para diminuir a possibilidade de circulação do vírus.
Prazos para atualização cadastral poderão sofrer mudanças
Nessa última semana o governo suspendeu, por 120 dias, a prova de vida para beneficiários do INSS. A medida evita que pessoas idosas, as mais vulneráveis ao novo coronavírus, estejam nas agências bancárias correndo risco. A primeira parcela do Décimo Terceiro para pensionistas e aposentados do INSS também foi antecipada. O benefício que seria pago em Junho, será pago agora em Abril. Por enquanto, o Décimo para os beneficiários do BPC é uma proprosta a ser aprovada pelo Congresso.
Com isso, o Cadastro Único e o Bolsa Família podem sofrer mudanças nos seus prazos de atualização. Esse seria um dos principais impactos do Coronavírus no Bolsa Família, visto que recentemente o Ministério da Cidadania lançou a Atualização Cadastral 2020, contendo os processos de Averiguação e Revisão Cadastral. Nessa ação de Atualização Cadastral são estabelecidos prazos para atualizar o cadastro e evitar que a família perca o benefício. Com o fluxo de atendimento e as grandes demandas que as sedes do Cadastro Único atendem diariamente, é possível que ocorra uma diminuição no número de atendimentos e isso provoque impactos nas atualizações cadastrais.