Depois de anos zerando a fila, o governo anda com uma lista de espera do Bolsa Família. A lista de espera do programa anda crescendo a cada dia. Após diversos problemas orçamentários, a liberação de novos benefícios anda cada vez menor.
Lista de espera do Bolsa Família vem crescendo desde Maio
Desde o mês de Maio que a fila de espera do Bolsa Família anda aumentando mensalmente. Diversas pessoas estão procurando ter acesso ao benefício, porém estão tendo que aguardar novas concessões. Na prática, elas quase não ocorrem de Maio até os atuais dias. Municípios de pequeno porte que contavam com uma média de 30 novos benefícios por mês, tiveram apenas 1 ou 2 benefícios liberados nos últimos 5 meses.
Contingenciamento de gastos do governo federal
O governo federal anda fazendo um contingenciamento de gastos em diversas áreas. Isso significa que o governo quer reduzir alguns orçamentos e supostamente amenizar a crise financeira. E uma das áreas que vem mais sofrendo com os contingenciamentos é a assistência social. Logo, a população fica cada vez mais carente de serviços socioassistenciais que possam colaborar com a redução das desigualdades.
Redução no número de famílias atendidas pelo Bolsa Família
Além dos processos de fiscalização realizados pelo governo, a redução no número de inclusões de famílias acentua a redução no programa. Em 2019, a cobertura de famílias beneficiárias que em Maio era de 14,3 milhões já foi reduzida para 13,5 milhões em Setembro.
A conta não fecha e o governo com orçamento de 29,5 bilhões para esse ano já anda no limite. Ainda por cima, o governo prometeu o Décimo Terceiro do Bolsa Família e até então não lançou nenhuma medida provisória a respeito do benefício.
Consulte se seu benefício já foi liberado
As famílias que estão na lista de espera do Bolsa Família podem consultar se seu benefício já foi liberado. A consulta pode ser feita através do Aplicativo Bolsa Família Caixa ou ligando para o 121 (Telefone Ministério da Cidadania).