Cerca de 2,1 milhões de famílias estão na fila do Bolsa Família segundo dados do próprio Ministério da Cidadania.

A crise econômica e de saúde aumentou drasticamente a procura pelo benefício. Agora muitos fizeram o Cadastro Único e aguardam ser contempladas com o benefício.

Cerca de 2,1 de Famílias estão na fila do Bolsa Família

A fila do Bolsa Família não parou de crescer nos últimos 2 anos. Um pouco antes da Pandemia, em 2019, o Governo Federal já tinha realizado uma espécie de “congelamento de novas concessões”.

2,1 Milhões na fila do Bolsa

Em 2019, o país passou boa parte do ano com um número muito reduzido de novos Beneficiários entrando no programa mensalmente.

Logo após, veio a Pandemia e o pagamento do Auxílio Emergencial. Nesse momento poucas famílias continuaram sendo contempladas.

SENARC sempre negou congelamento nas concessões

A Secretaria Nacional de Renda e Cidadania (SENARC) sempre recebeu questionamentos feitos pela imprensa e pelas gestões municipais do programa.

Entretanto, a SENARC sempre negou um suposto congelamento na liberação de novos benefícios.

O próprio criador do Consulta Bolsa Família, Fernando Félix, durante uma capacitação questionou a Diretora de Benefícios da SENARC, Caroline Paranayba.

No presente momento foi realizado questionamentos sobre o congelamento de benefícios que afetava diversos municípios. A maior parte dos municípios Paraibanos não tinha a liberação de novos benefícios há meses. O Brasil sofria com uma redução nas concessões e que não tinha relação direta apenas com os processo de Revisão e Averiguação Cadastral.

Alguns meses depois, o Ministro do STF exigiu do Ministério da Cidadania uma explicação sobre a redução na liberação de novos benefícios para a região Nordeste.

Veja o número de famílias no Bolsa Família nos últimos tempos:

Nordeste apresenta fila com 700 mil famílias esperando o Bolsa Família

O Nordeste nesse momento apresenta uma fila com cerca de 700 mil famílias esperando ter o benefício do Bolsa Família concedido.

A região Nordeste só perde no tamanho da fila para a região Sudeste.

Veja a Fila de Espera do Bolsa Família em 2021:

 

 

Número de famílias esperando pode ser muito maior

Embora os dados tenham sido apurados pelo Profissão Repórter da Globo utilizando inclusive dados do Ministério da Cidadania através da ferramenta de extração de dados, CECAD, o número pode ser bem maior do que parece.

Isso acontece pelo fato que muitas famílias dentro da extrema pobreza ainda não fazem parte do Cadastro Único. Seja pela falta de documentos, pela falta de informação ou pela dificuldade no acesso ao programa.

Por isso é fundamental que os municípios invistam na busca ativa para identificar essas famílias e possibilitar o recebimento do benefício o mais rápido possível.

Deixe um comentário

Comentários