O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento para identificar as famílias de baixa renda. O Cadastro Único hoje em dia dá acesso a mais de 20 programas e benefícios sociais. Porém para ter acesso a esses benefícios e programas é preciso ter o cadastro sempre atualizado. Sabendo disso, nesse artigo você irá ficar sabendo quando é obrigatório atualizar o Cadastro Único.
É obrigatório atualizar o Cadastro Único?
Sim, visto que o cadastro precisa ter as informações atualizadas da família. Qualquer informação importante desatualizada pode acarretar em problemas futuros para a família. Seja problemas de comunicação com a família caso seja contemplada ou até mesmo processos de fiscalização devido a omissão de uma renda no cadastro ou subdeclaração de renda.
Quando é obrigatório atualizar o Cadastro Único?
É obrigatório atualizar o Cadastro Único sempre que houver uma mudança importante na família. Veja quais alterações devem ser informadas:
• Nascimento ou morte de alguém na família;
• Saída de um integrante para outra casa;
• Mudança de endereço;
• Entrada das crianças na escola ou Transferência de escola;
• Aumento ou diminuição da renda, entre outros…
Onde informar essas mudanças?
A família sempre que tiver mudança precisa procurar o Setor Responsável pelo Cadastro Único ou pelo Bolsa Família para ser orientado e posteriormente atualizar o seu cadastro.
Essas mudanças serão informadas no Cadastro Único. Esse cadastro em dia permite acesso a diversos benefícios. Saiba nesse artigo qual a importância de ter seu cadastro em dia
http://mds.gov.br/assuntos/cadastro-unico/o-que-e-e-para-que-serve/cadastro-em-dia
Cadastro Único é a porta de entrada para os Programas Sociais
O Cadastro Único é a principal porta de entrada para as famílias de baixa renda acessar os diversos benefícios e programas sociais. Com o cadastro cada membro da família recebe o número do NIS (Número de Identificação Social) e com essa numeração tentará acesso aos programas.
Ter só o NIS não significa que a família receberá Bolsa Família ou terá direito a tarifa social de energia elétrica, por exemplo. Entretanto, sem o NIS a família nem sequer poderá tentar ter acesso a tais benefícios.
Ter Cadastro Único não significa que você automaticamente receberá Bolsa Família
Muitas pessoas confundem o Cadastro Único com o Programa Bolsa Família. Embora para ter o Bolsa Família seja necessário ter o Cadastro Único, fazer esse cadastro não significa que automaticamente a família reberá o benefício do Bolsa Família.
Ou seja, muitas pessoas possuem o Cadastro Único mas não possuem o perfil para receberem o Bolsa Família. Logo, o cadastro serve para ter acesso a outros programas e benefícios sociais.
Leia Mais
- O que é o Auxílio Residual? Entenda como funciona a extensão do Auxílio!
- Lista de beneficiários do Bolsa Família
- Por qual motivo devo sempre tirar o Extrato do Bolsa Família?