O que irá acontecer com o Bolsa Família em 2019?

Muitas pessoas têm diversas dúvidas sobre o que irá acontecer com o Bolsa Família em 2019. Essas dúvidas são comuns, visto que estamos em outro ano e ainda mais por ser uma nova gestão presidencial que assume o país. Um novo governo sempre apresenta uma nova política e prioridades diferentes.

Saiba o que vai acontecer com o Bolsa Família em 2019

Levando-se em consideração alguns discursos veiculados na mídia e os direcionamentos internos do programa, resolvemos criar esse artigo para que muitos saibam os possíveis rumos do Bolsa Família em 2019.

Fiscalizações no Bolsa Família em 2019

Os processos de fiscalização no programa já vêm ocorrendo ao longo dos últimos anos. As Averiguações estão ocorrendo com o intuito de identificar famílias que recebem de forma indevida o benefício. E para esse ano já está se iniciando um novo processo de Averiguação e Revisão Cadastral. Todo o procedimento seguirá um calendário como nos últimos anos. Nesse calendário as averiguações serão prioritárias, pois fazem parte de um processo de fiscalização que identifica as famílias que não estão no perfil para recebimento do benefício.

O que irá acontecer com o Bolsa Família em 2019 segundo Bolsonaro, é a intensificação da fiscalização contra irregularidades no pagamento do programa. Pois segundo ele a retirada do benefício a quem não obedece aos critérios do programa irá possibilitar o pagamento do abono aos beneficiários restantes.

Proposta de 13º do Bolsa Família

O novo governo também está buscando lançar uma proposta de 13º do Bolsa Família. O décimo terceiro do Bolsa Família seria uma parcela a mais paga no final do ano, como acontece com o salário mínimo. Entretanto, esse ainda é um objetivo do governo que para isso anda verificando as questões orçamentárias da pasta.

Mudança de Ministério

Outra novidade para 2019 é a mudança de ministério. O programa Bolsa Família fazia parte do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).  Agora passa a ser uma pasta que compõe o Ministério da Cidadania, comandando pelo Ministro Osmar Terra. Essa mudança de ministério pode trazer mudanças significativas, principalmente no tocante a estrutura tanto orçamentária como das concessões. Antigamente o programa tinha uma fila de espera municipal e depois passou a ser uma fila nacional. Antes ao sair uma família do programa, outra família do mesmo município entraria no lugar. Após a fila se tornar nacional, após uma família sair do programa em qualquer município do Brasil a vaga poderá ser preenchida por qualquer família independente do município. Mas que esteja dentro do perfil de baixa renda.

Futuro do Bolsa Família

O que irá acontecer com o Bolsa Família em 2019 ainda é difícil prever. Ainda é início do ano e existem muitas incertezas em relação ao Bolsa Família. Entretanto, o futuro do Bolsa Família é continuar sendo o maior programa de transferência de renda do mundo e voltado para as famílias de baixa renda. Algumas mudanças podem afetar o programa. Ainda assim, é quase certo que seu principal objetivo continuará sendo o foco do novo governo.


O que irá acontecer com o Bolsa Família em 2019?
5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário