Fraude no Bolsa Família? Cuidado com os golpes

O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda no mundo. E por ser tão falado algumas pessoas
se aproveitam para tentar se beneficiar de forma irregular através do programa. Por isso muitos desconfiam que exista fraude no Bolsa Família. Entretanto, é preciso conhecer melhor o programa para saber a verdade.

Fraude no Bolsa Família são golpes que pessoas aplicam

Desde o surgimento do programa Bolsa Família inúmeros golpes foram surgindo ao longo do tempo. Pessoas mal intencionadas com o objetivo de ganhar dinheiro enganaram beneficiários do programa. A fraude no Bolsa Família surge boa parte desses supostos golpes que enganam a população.

Utilizando-se de engenharia social para conseguir dados importantes da família, os fraudadores ligam ou manda mensagens para os beneficiários e induzem eles a soltar informações relevantes. Com isso, fica fácil extorquir a família.

Pode acontecer fraude nos municípios?

A chance de acontecer uma fraude dentro do município é muito baixa, visto que o pagamento do benefício é operacionalizado pela Caixa Econômica Federal. O papel dos municípios é fazer o cadastramento das famílias no Cadastro Único e fazer a gestão dos benefícios por meio dos sistemas da CAIXA.

As leis e orientações do programa são determinadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Uma fraude onde uma gestão municipal retira dinheiro dos beneficiários precisaria de uma logística que envolveria no mínimo a gestão do PBF e a Caixa Econômica. Isso é quase impossível visto que qualquer procedimento é feito e registrado nos sistemas.

Cartões na mão de terceiros

Um outro tipo de fraude e que pode ser mais comum é o cartão do Bolsa Família na mão de terceiros. O cartão é de uso pessoal e intransferível, deve ser manipulado pelo Responsável Familiar (RF). A entrega de cartões a terceiros ou a apropriação indevida deles é crime. Diversos casos desse tipo já surgiram, a exemplo desse que foi desvendado pela Polícia Federal.

CONFIRA ESSE CASO

A maioria das fraudes são apenas boatos

É importante também que o beneficiário fique atento aos milhares de boatos que surgem na rede. Os chamados fake news são notícias falsas criadas com o intuito de enganar pessoas. A informação geralmente tem um objetivo principal. Nesses casos é criar um alarme e espalhar uma mentira.

No caso do Bolsa Família, diversos boatos surgem quase que diariamente. Por isso, é importante que a família procure as informações nos canais de comunicação oficial, seja o site do MDS, pelo telefone 0800 707 2003, nas agências da CAIXA ou nas sedes do Cadastro Único e Programa Bolsa Família.


Fraude no Bolsa Família? Cuidado com os golpes
5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário