Todo ano o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) lança o processo de atualização cadastral. Com isso, o processo de Atualização Cadastral 2018 já teve seu início. Nesse ano 5.232.565 milhões de famílias precisam atualizar seu cadastro.
Saiba quem precisa atualizar o cadastro
O Cadastro Único precisa conter a realidade da família, para isso é necessário que o cadastro seja atualizado sempre que houver uma mudança importante ou a cada no máximo dois anos. Entretanto muitas famílias se esquecem de atualizar o cadastro e deixam de informar mudanças significativas de renda, endereço ou até mesmo composição familiar. Essa falta de atualização afeta diretamente o cadastro e os registro do governo federal ficam desatualizados. Para evitar isso, o MDS lança anualmente processos de atualização cadastral para as famílias que estão com o cadastro desatualizado ou que prestaram informações que não condizem com outros registros do governo.
Atualização Cadastral 2018 é dividida em dois processos
Para facilitar a Atualização Cadastral 2018 o MDS dividiu em dois processos, a Averiguação Cadastral e a Revisão Cadastral. Esses dois processos também são divididos em grupos que facilitam o entendimento e seguem um cronograma de atualização, bloqueio e cancelamento, caso o cadastro não seja atualizado.
A revisão cadastral é divida em 4 grupos com famílias que não atualizaram o cadastro a mais de dois anos. Já o processo de Averiguação Cadastral conta com 3 grupos e se refere a família que estão dentro de um processo de fiscalização por terem uma renda declarada ou informações diferentes das de outros registros do governo federal.
Calendário de Atualização Cadastral 2018
O calendário de Atualização Cadastral 2018 segue um cronograma para que as famílias atualizem seu Cadastro Único a tempo de não ter problemas.
É importante que a família ao atualizar o cadastro não se esqueça de informar a renda correta e a quantidade de pessoas no domicílio. Qualquer informação divergente pode acarretar em problemas futuros.
Convocação das Famílias para atualizar o Cadastro Único
O MDS está convocando as famílias para atualizar o Cadastro Único através de informativos nos extratos de pagamento ou por meio de cartas enviadas diretamente para a casa do beneficiário. A família deve ficar atenta para não perder o prazo estipulado pelo governo.