MDS lança programa de educação financeira para beneficiárias do Bolsa Família – Futuro na Mão

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) lançou no dia 14 em São Paulo um programa que vai oferecer educação financeira para beneficiárias do Bolsa Família. O programa do governo federal foi lançado em São Paulo em parceria com a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil). O programa conta com financiamento do Banco Mundial e da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Qual o objetivo do programa?

O programa tem como objetivo principal ajudar as famílias de baixa renda a conquistarem sua independência financeira. Para isso se faz necessário que as famílias entendam de educação financeira e saibam lida com seu dinheiro, economizando e planejando ações futuras para alcançarem seus sonhos.

Como foi desenvolvido o programa de educação financeira para beneficiárias do Bolsa Família?

O programa foi desenvolvido com a ajuda de três mil beneficiárias e cerca de 200 trabalhadores do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de todas as regiões do Brasil.

No primeiro ciclo, 80 mulheres beneficiárias do Bolsa Família residentes em 14 cidades diferente foram acompanhas durante quatro meses  por uma equipe contratada para realizar a pesquisa.

Educação financeira para beneficiárias do Bolsa Família

O MDS quer levar o programa federal de educação financeira para 200 mil famílias do Bolsa Família. O programa contará com a parceria das prefeituras municipais e do Cras de cada município.

Futuro na Mão

O programa de educação financeira para beneficiárias do Bolsa Família ganhou o nome de Futuro na Mão. Para o governo federal esse programa é diferente dos demais pois é uma política pública testada, como cita a superintendente da Associação de Educação Financeira (AEF) do Brasil, Cláudia Forte ““O Futuro na Mão outorga a capacidade de sonhar dessas famílias. É um programa diferente de todos os que já foram feitos para esse público, porque é uma política pública testada. Aprendemos com os hábitos e construímos com elas algo que fizesse sentido para aquela realidade. É um material transformador, porque não foi feito para elas, mas com elas”

MDS lança programa de educação financeira para beneficiárias do Bolsa Família – Futuro na Mão
Rate this post

Deixe um comentário