Começa o Processo de Averiguação e Revisão Cadastral 2018

O Governo Federal através da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) deu início agora em Maio ao processo de Averiguação e Revisão Cadastral 2018, que faz parte do processo de Atualização Cadastral 2018. Nesse artigo você saberá como irá funcionar esse processo e os prazos determinados para as famílias atualizarem seu cadastro.

O que é a Averiguação e Revisão Cadastral 2018?

Os processos de Averiguação e Revisão Cadastral 2018 são processos de fiscalização realizados pela Senarc com o objetivo de identificar famílias que estão com o cadastro desatualizado ou que estão com rendas e informações incompatíveis com outros dados fornecidos em bases do governo federal.

Grupos da Atualização Cadastral 2018

Esse ano na Atualização Cadastral 2018 as famílias foram divididas em cinco grupos de Averiguação Cadastral e quatro grupos de Revisão Cadastral, conforme abaixo:

Grupos de Averiguação Cadastral

Os grupos de Averiguação Cadastral 2018 são os seguintes:

G1, G2 e G3

Grupos de Revisão Cadastral

Já os grupos que se encaixam na Revisão Cadastral 2018, são os abaixo citados:

G6, G7, G8 e G9

Confira agora a tabela com a quantidade de famílias que entraram nos processos de Averiguação e Revisão Cadastral 2018

Quem são as famílias que estão na Averiguação Cadastral 2018?

Todas as famílias que foram identificadas pelo MDS com alguma inconsistência após o cruzamento de dados feito pelo Ministério do Desenvolvimento Social ou por órgãos de controle como TCU e CGU. A base de origem das informações da inconsistência será fornecida as gestões municipais. Esse ano o governo fez um cruzamento que pode identificar informações dos seguintes tipos de renda:

  1. a) Renda de trabalho;
  2. b) Renda de benefício permanente pago pelo INSS;
  3. c) Renda de benefício temporário pago pelo INSS;
  4. d) Renda do BPC (para idoso ou pessoa com deficiência);
  5. e) Renda de contribuição previdenciária;
  6. f) Renda de recebimento de pagamento do governo federal para pessoa física;
  7. g) Renda de servidor público ativo;
  8. h) Renda de servidor público inativo (aposentados ou pensionistas);
  9. i) Imposto de renda; e
  10. j) Posse de veículo.

Quem são as famílias que estão na Revisão Cadastral 2018?

As famílias com dados desatualizados se encaixam no processo de Revisão Cadastral 2018. Caso a família passou mais de dois anos sem atualizar o cadastro ou teve alguma alteração que necessitou que o cadastro fosse atualizado e isso não ocorreu, pode cair dentro desse processo de Revisão Cadastral. Se incluem nesse pacote as famílias beneficiárias do Bolsa Família, da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Como as famílias sabem que estão dentro da Averiguação ou Revisão Cadastral 2018?

Todas as famílias que fazem parte do processo de Averiguação e Revisão Cadastral 2018 estão dividas por grupo e serão convocadas de acordo com o cronograma estabelecido pelo Governo Federal.

As famílias beneficiárias do Bolsa Família irão receber a informação no extrato de pagamento do benefício. Já as outras famílias serão comunicadas por meio de cartas, sendo priorizadas aquelas famílias com beneficiários do BPC ou que recebem a Tarifa Social de Energia Elétrica. Os beneficiários do BPC também serão comunicados pelo INSS sobre a necessidade de atualizar o cadastro.


Começa o Processo de Averiguação e Revisão Cadastral 2018
1.5 (30%) 2 votes

3 thoughts on “Começa o Processo de Averiguação e Revisão Cadastral 2018”

Deixe um comentário